Podrick Jenny of Oldstones

O que está por trás da canção “Jenny of Oldstones” em Game of Thrones?

Em a Knight of the seven kingdoms, um dos momentos mais tocantes é quando Podrick (Daniel Portman) canta Jenny of Oldstones, uma melancólica canção no prenúncio da batalha que virá e de muitas outras coisas. Antes de falarmos disso, vale lembrar que a HBO convidou o grupo Florence + Machine a fazer a sua versão da canção.

Saiba tudo sobre a última temporada de Game of Thrones

Ouça e depois leia o resto do post:

A letra da música foi escrita por Ramin Djawadi, Dan Weiss, David Benioff e George R.R. Martin. Mas o que será que isso significa?

Muito antes de Jon Snow

Nos livros, a canção aparece em A Tormenta de Espadas, o terceiro livro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo. Arya escuta a música enquanto viaja com a Irmandade Sem Bandeiras e o personagem Tom of Sevenstreams canta para uma anã albina idosa, a Fantasma de Coração Alto (uma personagem que não surge na série, só nos livros, e que foi amiga de Jenny), em troca da revelação de sonhos proféticos ao grupo. Nos livros, a letra nunca aparece completa, mas você pode conferir aqui com a tradução.

Jenny é citada vagamente em todos os livros, como você pode ver nesta página. Todas as referências indicam que Jenny of Oldstones (na excelente tradução brasileira, Jenny de Pedravelhas) era uma mulher que, nos livros, se dizia descendente dos primeiros homens e, na série, se diz descendente dos Filhos da Floresta. Ela e o príncipe Duncan Targaryen (o tio-avô de Daenerys) se apaixonaram, mas ele era prometido à filha do lorde Lyonel Baratheon (bisavô do rei Robert Baratheon e seus irmãos Stannis Baratheon e Renly Baratheon). Seu pai, Aegon V não aceitou o casamento o que obrigou o Príncipe das Libélulas a recusar seu direito ao trono por amor.

Ou seja, esta é uma música que fala de quando um Targaryen teve que escolher entre o amor e o direito ao trono. Isso no mesmo episódio em que Jon Snow revela a Daenerys que também é um Targaryen (sobrinho de Daenerys, inclusive) e herdeiro direto do trono. Essa é a primeira profecia que a música carrega: um Targaryen terá que escolher entre a coroa e o amor.

Jon snow and daenerys

Vale lembrar que Snow já colocou responsabilidade antes do amor antes. Ao invés de ficar ao lado de Ygritte e os selvagens, ele lutou com a Patrulha da Noite. E é óbvio que o Norte aceitaria mais facilmente um Targaryen descendente de uma legítima Stark e criado entre os Stark do que uma Targaryen puro-sangue.

Mas será que a canção se resume ao relacionamento entre Daenerys e Jon, os últimos Targaryen do Mundo de Gelo e Fogo?

A tragédia de Solarestival

Citada várias vezes nos livros de George R.R. Martin, a Tragédia de Solarestival é quando o Rei Aegon V teria tentado chocar ovos de dragão usando fogo vivo.  Todo castelo, conhecido como Solarestival (Summerhall no original), incendiou e matou a todos, inclusive o príncipe Duncan. Porém, Jenny não é contabilizada entre as vítimas, mas simplesmente não há mais referências a ela depois deste episódio. Por isso, a canção fala que ela dança entre fantasmas e que nunca quis ir embora.

Logo, a letra da música menciona uma tragédia em que muitos morreram. Além do príncipe Duncan, seu xará Sor Duncan, o alto, também morreu e outros membros da realeza. O dia da tragédia também marca o nascimento do príncipe Rhaegar, pai de Jon Snow. Tudo isso, às vésperas de uma batalha em que podemos esperar a morte de muitos personagens importantes.

Arquivos

Leia Mais
A vida da Criança-Zumbi