Monstress, Vol. 2: O Sangue – Monstress, Vol. 2: The Blood

A continuação de Monstress: O Despertar, traduzido como Volume 2: O Sangue, com mais uma coletânea de 6 capítulos na história de Maika Halfwolf, é ainda melhor do que o primeiro livro.

O livro ainda não saiu no Brasil, onde a editora Pixel está trabalhando com Monstress, mas já tem em Portugal pela editora Saída de Emergência, que publicou o segundo volume em janeiro de 2018.

SPOILER FREE

A arte da japonesa Sana Takeda continua absolutamente deslumbrante. Tem momentos em que você fica parado, só olhando mais um pouco os desenhos. É tudo tão bonito e tão cheio de detalhe que até as cenas violentas parecem belas e poéticas. Os monstros? Eles são lindos! Sangue para tudo quanto é lado? Olha que padrão maravilhoso de vermelho em cima dos tons pasteis e os arabescos nessa pele arrancada… precisa de uma artista de mão cheia para chegar nesse tipo de resultado.

O texto da Marjorie M Liu melhorou nesse segundo volume. Talvez porque agora o leitor consegue ter uma visão mais ampla do que está acontecendo na história, mas eu acho que ela finalmente está acertando o tom das diversas personagens. Suas personalidades estão cada vez mais claras, e tem toda a questão das intrigas entre as diversas raças e entre os poderes dentro de cada raça. Monstros, poderes e carnificina à parte, a história em si é muito boa e prende o leitor. Não é a toa que a série tem ganhado tantos prêmios.

A questão da representatividade feminina e LGBT na série é um destaque que precisa ser feito e apreciado. É maravilhoso ter uma história onde todas as personagens em posição de poder são mulheres, capitães, generais, piratas, rainhas, deusas… a maior parte da minoria dos personagens masculinos em posição de poder são vilões. Se parece o inverso do que se costuma encontrar, é porque é isso mesmo. E tem toda uma gama de personagens LGBTs lindos… e apresentados de forma natural. Eles não chamam a menor atenção dentro da história por isso. É para aplaudir de pé!

Nota 10!

Please follow and like us:

Related Post