Plágio: Jornal do Brasil copia nota do UHQ

Plágio? Sim, uma nota publicada no site Universo HQ  foi republicada com alterações mínimas na versão online do Jornal do Brasil. Apesar das reclamações de Sidney Gusman, editor do site, a empresa levou mais de 24 horas para apagar o texto. A reportagem disponibilizou uma cópia da página e ainda é possível encontrar seu registro na busca do JB Online.

Aprenda a desenhar fan arts pela internet. Clique aqui.

“A única coisa que ele [o plagiador] fez foi tirar o itálico e colocar aspas. É lamentável. Não é um blogzinho de algum leitor, é o JB Online”, criticou Gusman, que também trabalha nos Estúdios Maurício de Sousa, responsáveis pela Turma da Mônica. Além da substituição citada por Gusman, o texto alterava o título e incluía apenas a frase “os típicos quadrinhos nipônicos” para falar dos mangás.

Aliás, o editor fez a reclamação com a jornalista Aline Freire, editora do JB Online, que repassou para o Caderno B, responsável pela nota. O repórter e subeditor Marcelo Migliaccio admitiu o erro, mas não quis confirmar se publicaria uma errata. “Já resolvemos com o veículo”.

O blog do Universo HQ publicou um texto sobre o plágio, disponibilizando uma cópia da página e criticando a cópia.

Leia também

Jornal do Brasil “copiou e colou” o UHQ

Arquivos

Leia Mais
Novembro Negro e Hibisco Roxo