Curiosidades sobre Roma – dez coisas que você não sabia sobre o filme de Cuarón no Netflix

Você já assistiu o filme de Alfonso Cuarón no Netflix? Listamos aqui no POPOCA algumas das Curiosidades sobre Roma, vencedor do Globo de Ouro. Confira:

1- Há tempos

Desde 2006, Cuarón tinha a ideia do filme. Roma é uma história com toques autobiográficos que usa a família do diretor como referência para os personagens da trama.

2- É tudo verdade

A personagem principal Cleo é inspirada em Libo, uma mulher de origem mexicana que cuidou do próprio Cuarón em sua infância. Seu verdadeiro nome é Liboria Rodríguez. O diretor conta que somente quando foi crescendo percebeu que ela era uma pessoa com sonhos e aspirações e não apenas alguém que lhe preparava comida e lhe lavava a roupa.

Libo, inclusive, foi a “atriz” dos primeiros curtas do diretor, que filmava com uma câmera que seu pai lhe deu.

3- Hablas español?

Cuarón não dirigia um filme em espanhol desde E sua mãe também, de 2011.

4- Em cima da hora

Os atores só recebiam as cenas de Roma no dia da filmagem.

5- Chapéu

Originalmente, Roma seria lançado nos cinemas. O Netflix porém comprou os direitos de exibição para oferecer no serviço de streaming.

6- Por que o filme se chama Roma?

Das Curiosidades sobre Roma esta é, sem dúvida, a que mais surge. Este é o nome do bairro da Cidade do México onde o filme se desenrola. Trata-se de um distrito no município de Cuauhtémoc, na Cidade do México, a oeste do centro histórico da cidade. Curiosamente, também é um anagrama de “amor”.

7- Por que há tantos aviões em Roma?

Porque o bairro fica e um corredor aéreo do aeroporto da Cidade do México. Além disso, Cuarón quis expressar uma ideia de que as situações que seus personagens viviam eram transitórias e que tudo poderia mudar.

8- Referência a Gravidade

Em uma das cenas de Roma, os personagens assistem uma cena de Perdidos no Espaço que inspirou Cuaron quando dirigiu Gravidade, com Sandra Bullock, que lhe deu o Oscar em 2014.

9- Massacre de Corpus Christi

Entre as Curiosidades sobre Roma, está a referência ao evento também conhecido como Halconazo, que ocorreu em 10 de junho de 1971 quando estudantes foram assassinados pela repressão incluindo soldados treinados pela CIA. Os relatos da época apontam que as armas de fogo só dispararam depois que se usaram armas de kendo, como as que surgem na produção.

10- “A gente quer você”

A atriz Yalitza Aparicio, que interpreta Cleo, chegou a pensar que se tratava de uma armadilha para tráfico de pessoas quando lhe chamaram para o casting. Ainda bem que ela resolveu arriscar…

Please follow and like us:

Related Post