A Patrulha do Destino copiou X-Men? Ou é o contrário?

A Patrulha do Destino é um grupo da DC Comics, criado em 1963. São liderados por Niles Caulder, um cientista confinado a uma cadeira de rodas, e, constantemente, odiados pelo mundo que protegem. Soa familiar? Sim, todo mundo acha que são um plágio de X-Men. Mas não é bem assim…

A Patrulha do Destino surgiu primeiro

Patrulha do DestinoPatrulha do Destino surgiu no mesmo ano de 1963, mas três meses antes. Ou seja, se houve cópia não poderia ser do lado da DC. O criador Arnold Drake jamais comentou o assunto, até onde pesquisei.

Fato é que X-Men # 1 veio três meses depois de My Greatest Adventures #80, lançada em Junho de 1963. Mas as semelhanças ficam por aí? Não exatamente…

A Patrulha surgiu com a alcunha “os heróis mais estranhos do mundo”. Os X-Men surgem três meses depois com a tagline “os heróis mais estranhos de todos os tempos”.

Inclusive, esta referência surgiu antes do grupo se tornar Patrulha do Destino de vez, em fevereiro de 1964 (ano do AI-5 no Brasil, inclusive). Antes as histórias eram simplesmente publicadas em My Greatest Adventures.

Então… “do mundo” ou “de todos os tempos”. Acho que tem um padrão aí, hein?

X-Men + Patrulha do Destino

Arqui-inimigos

De um lado, estava a Irmandade do Mal. E do outro, a Irmandade dos Mutantes. Curiosamente, os dois grupos de vilões surgiram no mesmo mês: março de 1964. Espionagem industrial ou uma coincidência bizarra?

Vale lembrar que apesar da nomenclatura, as semelhanças param por aí. O grupo liderado por Magneto não tinha muito a ver com Mounsier Mallah & cia. Nem em poderes ou personalidade.

Patrulha do Destino

A Patrulha teve bons momentos, mas alcançou mesmo sua maior popularidade mais recentemente. Em um arco escrito por Grant Morrison, que fez bastante sucesso também com os mutantes.

A condição e poderes de alguns personagens, como o Homem-Robô, é fácil de explicar. PIrmandade do Malorém, outros como Crazy Jane ou Rebis é bem mais difícil. Vale lembrar que o Just Jared já publicou fotos de Miss América (Elasti- Girl) e da própria Crazy Jane.

 

Please follow and like us:

Related Post