Wandavision tem vários mistérios mesmo após o fim da série e o POPOCA mantém este post atualizado sempre que houver novidades ou novas teorias. Se você já passou por aqui antes, o último episódio está destacado no fim do post. Vá direto para lá. 🙂
++ Saiba todos os easter eggs de Loki
++ Afinal, o que é Wandavision?
Confira os easter eggs que notamos, mas lembre-se: Tem spoilers no texto:
A torradeira não é a única referência a Tony Stark
Há referencias claras ao Marvelverso como nos comerciais da “sitcom”. A “torradeira Stark” é claramente uma referência às indústrias Stark, herdadas por Tony Stark, o Homem de Ferro. Vale lembrar que o eletrodoméstico pode ser compreendido tanto quanto uma metáfora do personagem de Robert Downey Jr. quanto como uma simples citação de produtos que a empresa já vendia naquela época. Será? O Looper lembra também que foi através das Indústrias Stark que o programa J.A.R.V.I.S. se tornou o sintozóide Visão. Mas essa não é a única referência às Indústrias Stark que vemos.
O fato de Wanda e Pietro terem uma relação traumática com Stark o levaram a se unir à Hydra. E, como sabemos, a organização tem um papel enorme na jornada de Wanda.
Relógios Strucker não surgiram ali à toa…
Os relógios Strucker, que têm o slogan de que “podem dar tempo ao usuário”, são uma referência clara ao Barão Wolfgang Von Strucker, vilão nos quadrinhos que lidera a organização terrorista Hidra. Note a logo do relógio: é a da organização.
Mas por que a Hidra estaria mencionada aqui? Porque como descobrimos no oitavo episódio, após perder os pais Wanda e Pietro se aliaram a organização terrorista com a esperança de mudar o mundo. Tudo o que ela faz em Westview tem relação com os poderes que a Hydra despertou nela.
Há referências claras a acontecimentos dos gibis?
Maison Du Mépris é o nome do vinho que Wanda e Visão oferecem ao chefe do Sintozóide e sua esposa. Em francês, a marca pode ser traduzida como… “Casa do Desprezo”. Mas o “Mépris” tem um “M” que se destaca o que pode indicar que a tradução correta seria “House of M”, que é uma minissérie dos gibis onde Wanda muda toda realidade para um mundo em que os Vingadores não existiram e ninguém se lembra de nada exceto… Wolverine.
O primeiro episódio é inspirado em The Dick Van Dyke Show
Você já ouviu falar de The Dick Van Dyke Show ? A série foi exibida no Brasil com o nome de Comédias de Dick Van Dyke. Todo o primeiro episódio referencia claramente o seriado desde o cenário até a montagem da sala do casal e o figurino de Wanda.
O sabão Hydra
O comercial do sabão Hydra, mostra uma mulher estressada pela vida doméstica que ouve a pergunta: “você precisa de uma pausa?” e ela responde “você leu a minha mente”, o que é algo que Wanda pode fazer. Na sequência, a atriz aparece em uma banheira tomando banho e um texto que fala sobre a necessidade de fugir, se afastar em lugar algum surge. Soa familiar?
Note também que sabão, pode faz referência a lavagem. Descobrimos depois que a Hydra conduziu experimentos que poderiam ser vistos como uma espécie de lavagem cerebral em Wanda.
O Blip
Finalmente, temos uma ideia do caos que ocorre no Marvelverso após o estalar de dedos de Thanos ser revertido e como seus personagens o nomearam. O “Blip” é o fenômeno que nomeia o desaparecimento e reaparecimento dos heróis, quase três anos depois.
Neste período, Mônica Rambeau (Teyonah Parris) perdeu sua mãe, que foi a fundadora do S.W.O.R.D, explicamos tudo sobre a agência e a diferença para a S.H.I.E.L.D. aqui. E vocês notaram que “Geraldine” também foi Capitã? Nos quadrinhos, Fóton é o segundo nome da personagem que inicialmente assume o codinome… Capitã Marvel!
“I want you to Hex”
O nome do quinto episódio I want you to hex (algo como “eu quero que você se hexagonize” em uma tradução livre) remete a várias interpretações. As esferas de energia de Wanda são hexágonos de luz assim como o hexágono é citado de forma recorrente desde o primeiro episódio. Note na imagem acima, como as cortinas e as janelas formam dois perfeitos hexágonos e confira também abaixo:
Então a tradução do episódio também pode ser levada como uma ideia de que Wanda quer que todos entrem em seu hexágono, ou seja, na zona em que ela altera a realidade e faz com que você seja como ela considera ideal. Note que ao fim do episódio, Visão parece disposto a não aceitar mais esse tipo de jogo.
Homenagem a “Caras e Caretas”
Com a chegada aos anos 80, Wandavision fez uma homenagem à sitcom Family Ties, bastante conhecida por ter sido a produção em que Michael J. Fox Estreou. Aqui no Brasil, a série recebeu o nome de Caras & Caretas.
Confira a abertura da segunda temporada e note a semelhança com a imagem acima:
Papel-toalha Lagos é uma referência a Civil War
Os comerciais de Wandavision são quase uma série a parte, metaforizando situações reais. Curiosamente, parece que os agentes da S.W.O.R.D. não veem nenhum, apenas nós espectadores. O papel-toalha Lagos, por exemplo, é uma referência à Wanda. Como ela acidentalmente matou voluntários de Wakanda na cidade nigeriana de… Lagos! Note que o último frame do comercial são duas mãos limpando um líquido vermelho, que representa… Sangue! E a frase: “Lagos – para quando você faz uma bagunça, que você não desejava”.
Billy é o Wiccano
Nos quadrinhos, o Wiccano é um personagem recorrente de Jovens Vingadores e que já foi até vítima de censura no Brasil. Entre seus poderes nos gibis estão a manipulação de realidade (o que pode indicar que de alguma forma ele ajuda Wanda), telecinésia, projeção de energia e de temperaturas (calor e frio), teleporte e vôo e até mesmo curar outras pessoas.
O personagem também é um clarividente, o que explicaria como ele percebe o que está ocorrendo com o Visão no sexto episódio. Em contrapartida, como Tommy parece ser rápido ele seria o equivalente ao personagem Speed, traduzido no Brasil como Célere.
Filmes fora de época
Os Incríveis e The Parent Trap, lançado no Brasil como Operação Cupido, foram filmes que só foram lançados em 2004 e 1998. Ou seja, antes do período que a Sitcom que Wanda criou estaria. Note que enquanto o primeiro é uma animação que fala de uma família de super-heróis, o nome original do segundo poderia ser traduzido como “A Armadilha dos Pais”, o que indicaria algo relacionado a forma como Visão e Wanda estão construindo a vida dos filhos.
Ah e os dois são filmes Disney.
Era a Agatha o tempo todo
O sétimo episódio Breaking The Fourth Wall, finalmente nos confirma duas coisas: Agnes é Agatha (Harkness) e o tempo todo ela estava por trás de tudo. Do retorno misterioso do Mercurio-Evan Peters até mesmo situações simples como fazer Visão (Paul Bettany) acreditar que Wanda é que estava por trás de tudo. “E eu assassinei o Faísca também”, revela ela às gargalhadas.
Finalmente uma cena pós-créditos
Wandavision parecia ter deixado de lado as cenas pós-créditos, mas apesar disso eu e outros marvetes vínhamos conferindo os créditos até o final. E no sétimo episódio finalmente vimos alguma coisa… Aparentemente Monica Rambeau foi descoberta pelo Fake Pietro, que é uma espécie de assecla de Agnes.
Monica pela primeira vez mostra que a reescritura de suas moléculas parece ter lhe dado alguma coisa, resistindo aos poderes de Wanda. Nos quadrinhos, Fóton é capaz de se transformar em diferentes tipos de energia para atravessar objetos, ficar invisível e até criar rajadas de energia. A cena em que Monica tenta atravessar a barreira tem vários diálogos, incluindo Nick Fury (Samuel L. Jackson) dizendo algo como “só se você aprender a brilhar como a tia Carol”, o que indica um processo inconsciente em que Monica usa o poder do Hex de Wanda para se reescrever e ser algo que sempre quis ser: uma super-heroína.
Nexus
Desta vez, o comercial de Wandavision citou um antidepressivo chamado Nexus. Lembre-se que Vingadores: A Era de Ultron, este é o nome de uma plataforma que atravessa a Internet e onde Jarvis, uma inteligência artificial, foge para deter Ultron. Nos gibis, Nexus também é o nome de um lugar pelo qual se pode acessar muitas outras realidades o que pode ser uma prévia de Doutor Estranho: no multiverso da Loucura, próximo filme de Stephen Strange (Benedict Cumberbatch).
Note que antes de Wanda e Agnes se confrontarem, Maximoff toma comprimidos muito parecidos com o desta propaganda. “Efeitos colaterais incluem sentir seus sentimentos, confrontar sua verdade”…. Oh-oh.
O Sentinela?
Você reparou que a roupa de “homem forte” do Agent Monti (Alan Heckner) tem um providencial “s” por ali? O símbolo e as cores de sua roupa lembram bastante o do personagem Sentinela, espécie de Superman da Marvel.
Originalmente, o Sentinela tem sua inserção no universo Marvel atrelada a um paradoxo temporal. Ele existe há anos, mas é arrancado do fluxo e reinserido sem que muita gente se recorde dele. Será que podemos esperar algo do tipo?
O misterioso tomo perdido?
Em Dr. Estranho, Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) nota a ausência de um livro na biblioteca em que completa seus estudos. Possivelmente, o misterioso tomo negro pode estar com Agatha este tempo todo como vemos rapidamente ao final do episódio sete Quebrando a quarta parede.
Tá tudo dominado
O oitavo episódio de Wandavision começa com sua logo tomada de roxo, que é uma cor que referencia Agatha Harkness. Tudo uma indicação de que esta série tem uma nova dona.
Agatha Origins
Finalmente, descobrimos mais sobre as origens de Agatha Harkness em Wandavision. Se nos gibis, sua origem remontam à Atlântida por aqui ela é uma bruxa que trai sua própria guilda em busca de mais poder por volta de séculos atrás.
Aparentemente, Agatha é uma feiticeira especializada em absover magia. Tudo indica que foi atraída por Wanda para se tornar ainda mais poderosa. E ao fim do episódio quando ela cita “você é a Feiticeira Escarlate”, há uma indicação clara de que este é um aposto mítico e que leva a algum significado sobre o poder de Wanda.
Seria a mãe de Agatha, uma feiticeira atlante?
Nos gibis, Zhered-Na é uma feiticeira que remonta a era da Atlântida. Note que quando a mãe de Agatha parte para ataca-la, sua aura muda e ela ganha um contorno de energia que lembra a tirada personagem. A informação veio da Screen Rant.
Como explicamos acima, a origem de Agatha Harkness remonta aos tempos da Atlântida. Não há uma conexão conhecida direta entre as duas, mas ambas seriam contemporâneas embora Zhered-na esteja necessariamente associada a prática de magia branca, ou seja, uma magia bem diferente da que vemos na Wandavision.
Nos quadrinhos, Zhered-na morreu antes do cataclisma atlante há mais de dezoito mil anos, Agatha passa a ser conhecida há mais de dez mil, uma diferença razoável na página de quadrinhos. E há ainda uma diferença de séculos e milênios entre as personagens dos gibis e do streaming. Será que isso pode ser desenvolvido de alguma forma?
Vale lembrar que nos quadrinhos, o passado de Agatha também está relacionado a Salem de alguma forma. Porém, nos gibis ela ocupa uma posição de liderança na comunidade de bruxas que forma, enquanto em Wandavision ela aparenta ser somente mais uma que, de alguma forma, se desviou dos princípios da organização em benefício próprio. Isso é uma diferença fundamental já que a personagem não é bem maligna nos quadrinhos.
Wanda origins
No oitavo episódio de Wandavision descobrimos como a origem de Wanda foi retconizada. Afinal, todos os mutantes pertencial a Fox então ela nunca pôde ser uma de fato. A série parece indicar que ela era uma criança com poderes de bruxa, que foi exposta a força da jóia da mente que despertou algo bem imenso nela.
Cetro de Loki
Vimos mais uma vez o cetro de Loki como propriedade da Hydra. Na ocasião, somente Wanda e Pietro sobreviveram aos experimentos da organização. Outras produções Marvel revelam que o interesse da Hydra no país seriam justamente anomalias genéticas como os dois irmãos que levavam a superpoderes.
Tudo isso leva a crer que Wanda era uma mutante com poderes latentes, que despertaram com a pedra da mente. O único problema é que seria bem estranho que enquanto ela desenvolveu poderes místicos seu irmão só fico superveloz.
O que houve entre os filmes?
O flashback de Wanda com Visão, ocorre entre Era de Ultron e Guerra Civil quando ela ainda tenta superar a perda de Pietro. A memória indica como os dois construíram sua própria relação.
A magia do caos
O nome do que dá aos poderes de Wanda é finalmente dado: a magia do caos. Ou seja, como nos quadrinhos ela pode afetar as probabilidades de qualquer situação ao seu favor e até reescrevendo a realidade, além de telepatia e telecinese.
Nos quadrinhos Marvel, a magia do Caos está associado ao deus Chthon que a usou para dominar a Terra até ser expulso. E, muito tempo depois, conseguiu usar Wanda para transmitir parte de seu poder até que um certo Stephen Strange descobriu. Tudo leva a crer que Wandavision seguirá este caminho.
O Visão Branco
Finalmente temos uma versão do Visão Branco dos gibis, que segue a mesma ordem do que houve nos quadrinhos. Ou seja, após ser destruído ele é reconstruído. Podemos esperar que sem a jóia da mente, este Visão não tenha as mesmas características emocionais de sua versão antes de ser destruído.
Easter eggs do último episódio
“Obrigado por me escolherem
Ainda não sabemos bem como Billy (Julian Hilliard) e Tommy (Jett Klyne) foram gerados do nada já que criar vida não está claramente como uma atribuição da magia do caos. Porém, na última cena em que os vê, Wanda diz uma frase curiosa: “obrigado por me escolherem”, o que costuma ser atribuído a crença espiritual que optamos pelas famílias em que nascemos.
Porém, em Wandavision isso pode ter um significado ainda maior. Afinal, nos quadrinhos Wanda só consegue gerar vida a partir de dois dos cinco pedaços que o demônio Pandemônio perde em uma batalha. Como você pode ver na imagem ao lado, ele recupera esses fragmentos espirituais incorporando Tommy e Billy e os matando no processo. Isso não ocorre no último episódio de Wandavision, mas a frase final da Feiteicera Escalate pode deixar no ar que, de alguma forma, os dois irmãos já existiam antes mesmo da ideia de sua mãe. E podem ter escolhido fazer parte da Westview reformulada em algum grau. Será?
Agatha virou Agnes novamente, mas é mais Agatha ainda!
Agnes/Agatha (Kathryn Hahn) perdeu de lavada para Wanda e como punição viverá em Westview como uma vizinha fofoqueira e barulhenta até o dia que a Feiticeira Escarlate precisar. Nos gibis, Agatha Harkness é uma espécie de mentora de Wanda, o que pode indicar que nos próximos filmes ou em uma eventual segunda temporada de Wandavision, veremos as duas nesta dinâmica?
“Fietro” é casado com Agnes?
Antes mesmo de “Fietro”, o falso Pietro (Evan Peters), retornar Agnes se referia constantemente a um “marido bunda-mole” com o nome Ralph, que jamais apareceu. Descobrimos no último episódio que Fietro é um anônimo chamado Ralph Bohner, que vivia em Westview antes do Hex de Wanda mudar tudo. Será que ele era o Ralph de Agnes ou os dois têm algum relacionamento anterior que não vimos?
Quem seriam Phil & Dotie?
Phil Jones (David Lengel) e Dottie (Emma Caulfield) podem ter uma relação inesperada nos quadrinhos. O nome “Phil Jones” está relacionado ao marido de uma personagem do… Esquadrão Supremo, da Marvel! Trata-se de uma superequipe criada com personagens análogos à Liga da Justiça. Sua esposa é a super-heroína Arcanna (imagem abaixo), que se trata de uma personagem com… Poderes místicos!
E não é só. Se em Wandavision, a Feiticeira usa seus poderes para criar seus filhos (como acontece nos gibis), nos quadrinhos Arcanna faz algo semelhante. Só que a sua gravidez é real e ela usa para… Esconder seus bebês. Agora, pense um pouco no quinto episódio I Want You To Hex: reparou que Wanda garante a visão que existem outras crianças em Westview? Ou será que os filhos de Wanda seriam os de Dottie? No arco de história envolvendo o Esquadrão Supremo, Arcanna é uma personagem sobre o qual muito, muito pouco se sabe. Por exemplo, seus poderes místicos teriam surgido em seu nascimento (assim como os de Wanda), mas não sabemos exatamente como e quando ela aprendeu a controla-los. Entres os poderes de Arcanna estão o controle das forças da natureza, levitação e… Gerar ilusões. Parece bastante com o que vivemos em Wandavision. Será que de, alguma forma, a telepatia e telecinésia de Wanda estão, na verdade, controlando Dottie para gerar a Westview que estamos assistindo? Como vimos em The Scarlet Witch Rises (A Feiticeira Escarlate se ergue, em uma tradução simples) Dottie tinha uma vida em Westview e uma filha que não pode mais ver devido as mudanças que Wanda impôs. Porém, pela importância da personagem anteriormente será que a magia a qual ela foi exposta pode afeta-la como afetou Monica?
Como o Esquadrão Supremo tinham personagens que eram versões marvetes da Liga da Justiça, vale esclarecer que Arcanna seria uma versão de Zatanna, mágica bem conhecida das séries de animação da DC Comics. E se Dottie e Agnes passarem a conviver daqui para a frente?
O Yo Magic era uma referência a Agatha?
O bizarro comercial da vez do Yo Magic, seria um produto que ajuda você a… Não sentir fome! Talvez fosse uma tremenda pista de como a magia de Wanda estava suprindo o que ela descreve como um “nada sem limites” que sentiu quando perdeu Visão. Ou talvez ao fato de que Agnes/Agatha se alimentava da magia de outras bruxas. E queria absorver a de Wanda!
Wanda X Dr. Estranho
Agatha diz que os poderes da Feiteiceira Escarlate superam o do Feiticeiro(a) Supremo(a)… Lembre-se que atualmente a Feiticeira Suprema morreu e Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) ainda precisa provar que é digno do título. Ou seja…
Jóia da mente
Wandavision finalmente revela que o Visão gerado por Wanda é um conjunto de setimentos e de fragmentos da jóia da mente que ainda habitam a Feiticeira Escarlate. Embora Thanos tenha destruído a jóia, os Irmãos Russo já haviam confirmado que ainda existia em um nível molecular. Além disso, o fato do Visão ter uma consciência independente mesmo dentro do Hex indica que a própria jóia também é consciente. E naturalmente boa.
Os Skrulls estão entre nós!
Ao final de Wandavision, uma agente da polícia se revela uma agente skrull para Monica. Sabemos por Homem-Aranha: Longe de casa que Nick Fury (Samuel L. Jackson) prepara uma força para o espaço e é razoável pressupor que a “invasora” está falando dele. Ou seria de outra pessoa?
Wanda aprendeu leitura dinâmica com o Dr. Estranho
Assim como o Dr. Estranho, aparentemente Wanda está estudando o tomo negro com uma contraparte sua enquanto descansa em alguma pousada no Canadá. Dessa forma, ela absorve conhecimento mais rapidamente. Mas por que ela estaria querendo estudar e desenvolver mais magia quando isso nunca foi uma preocupação?
Ora, lembre-se que a última coisa que a personagem escuta são as vozes de Tommy e Billy. Afinal, onde eles estão? E será que a Feiticeira Escarlate pode resgatá-los?