Herói por acaso
Herói por acaso

Você lembra de “Herói por acaso”?

Hoje, parece irreal mas nos anos 80 superpoderes e TV era uma coisa difícil. Afinal, o custo dos efeitos especiais não era barato e mesmo nos cinemas não era fácil repetir o sucesso de Superman I ou Batman, o Filme. Por isso, marcou a vida de muitas crianças a série Herói Por Acaso (originalmente: My Secret Identity) exibida pela rede Globo.

++ Retrô Nerd: Shazam, a série de TV

Foram 72 episódios de meia hora estrelados por Jerry O’Connell como Andrew Clements, um jovem adolescente que ganha superpoderes em um acidente de laboratório. O plot não é exatamente original, mas era raro ver algo assim na TV.

Herói por acaso

Produzida no Canadá e estreando nos Estados Unidos em 1988, a série mostra o jovem de Andrew, de 14 anos e lá da Dakota do Norte, ganhando superpoderes a partir de um acidente de laboratório envolvendo um misterioso raio de energia com  Dr. Benjamim Jeffcoat (Derek McGrath, que chegou a atuar em Suits). Embora frequentemente se autodenomine como Ultraman (sem relação com série japonesa), Andrew jamais revela seus superpoderes em público e a única pessoa que tem conhecimento deles é o Dr. Jeffcoat.

Curiosamente, o nome da série no Brasil também foi usado por um filme francês sem nenhuma relação. Faltou criatividade?

Herói Por Acaso: Sucesso na rede Globo no fim dos anos 80 com Jerry O’Conneil

O acidente deu ao adolescente superforça, supervelocidade e invulnerabilidade. Além disso, ele era capaz de flutuar, mas dependia de sprays para se movimentar no ar. Posteriormente, Andrew descobre que os raios X desativam seus poderes temporariamente, embora o seriado tenha falhado em delimitar isso de maneira lógica. Em alguns episódios a exposição por minutos desativava seus poderes por dias, mas em outros apenas enquanto estava exposto, por exemplo.

Completavam o elenco Christopher Bolton (Kirk Stevens), Marsha Moreau como Erin Clements, Wanda Cannon (Stephanie Clements) e Elizabeth Leslie (Ruth Schellenbach). Herói Por Acaso chegou a conquistar um Emmy como melhor série infanto-jvenil. A produção consolidou a carreira de Jerry O’Connell como um astro, anos depois de seu sucesso em Conta Comigo. Ele e McGrath foram os grandes astros da série e os únicos a estar em todos os 72 episódios.

Fiquem aí com a abertura da série da rede globo:

E fique com um trecho da dublagem original:

Arquivos

Leia Mais
Por que Pattinson é o novo Batman?