Cinco vezes em que Lima Duarte estava na tela e você não sabia

Ator tem longa história como dublador. E é o aniversariante do dia :)

Completando 92 anos neste dia 29 de março, Lima Duarte é sinônimo de arte no Brasil. Seus personagens marcaram época e fazem parte da própria história brasileira, de Sasá Mutema a Sinhôzinho Malta. Com sofisticação, talento e muito trabalho, ele fez parte das nossas vidas. O que você talvez não saiba é que ele tem também uma história como dublador.

++ Dez personagens esquecidos de Hanna-Barbera

O ator ingressou na dramatugia justamente no radioteatro que o levou para a dublagem. Neste podcast do Itaú Cultural ele fala um pouco a respeito:

Listamos aqui alguns dos trabalhos de Lima Duarte como voz de personagens que você nem fazia ideia e tiramos uma conclusão: Ariclenes Venâncio Martins, seu nome verdadeiro, faz parte da nossa vida ainda mais do que lembravamos. Confira:

Catatau

Sim, o melhor amigo de Zé Colméia era dublado pelo ator. Confira acima um momento do ator na dublagem clássica do personagem e que é conhecida por boa parte do público graças às reprises.

Originalmente Yogi Bear, a animação não contava com o personagem em seu primeiro episódio mas era recorrente. Nos Estados Unidos, a animação estreou em 1958, na esteira do sucesso dos desenhos animados clássicos da Hanna-Barbera.

Wally Gator

Uma curiosidade: Wally Gator era um dos dois personagens favorito de Lima Duarte para dublar, que se esforçava para imaginar como seria uma enorme boca de jacaré falando como ser humano. Confira acima.

Dum Dum

Este é o outro personagem favorito de Lima. Ao lado de Wally Gator são os dois que o ator afirma que mais gostou de dublar. Dum Dum era um fiel escudeiro da tartaruga Touché, “o maior herói do mundo”. Como você vê acima.

Alfie Gator

Lima Duarte foi a voz de Alfie Gator no Brasil. Você lembrava?
Sim, o famoso ator Lima Duarte foi a voz de Alfie Gator no Brasil. Será que você lembrava?

Curioso Lima ter dublado os dois “gator” que fizeram sucesso no Brasil. Alfie bem menos que Wally. A grande curiosidade do desenho é que a verborragia do personagem era uma referência a forma como Alfred Hitchcock apresentava seus filmes logo depois dos trailers. Pode ser que a piada tenha se perdido com o tempo…

Manda-Chuva & Espeto

Talvez o favorito entre fãs da dublagem brasileira esteja no trabalho do ator como Manda-Chuva e até o querido Espeto. No vídeo acima, você confere Lima Duarte explicando porque acha que o personagem fez tanto sucesso. Só faltou dizer porque a sua voz ainda é tão querida pela gente.

Arquivos

Leia Mais
SuperBowl: confira os teasers das séries Marvel