Sob Pressão: Um grito de socorro e admiração

Uma série inspirada num filme que é livremente inspirado num livro. Assim surgiu Sob Pressão, a série dramática de maior sucesso da Globo. Que acompanha o dia a dia na emergência de um hospital público no subúrbio carioca. E aí está o grande diferencial para com as inúmeras séries médicas americanas que nos acostumamos a ver. Pois enquanto estas geralmente mostram problemas raros sendo resolvidos por médicos que contam com o que há de mais moderno e tecnológico na área, Sob Pressão mostra situações corriqueiras tratadas por profissionais exaustos que precisam se virar com o que tem.

++ Conversamos com Solange Teixeira, atriz de Cine Holliúdi

E “se virar com o que tem” chega a ser uma forma gentil de dizer. A série toca direto na ferida da corrupção, que resulta na falta de equipamentos, materiais, remédios e até alimentos. A escassez de itens básicos é tão comum que o Dr. Evandro (Juliano Andrade) é obrigado a fazer gambiarras que deixariam McGyver orgulhoso. (Comparáveis ao que o Jack de Lost e a Claire de Outlander muitas vezes fizeram.) Além disso, há pessoas internadas nos corredores devido a superlotação. Fato que sabemos ser bem real.

Mas como é de costume em séries médicas, não é só de dramas hospitalares que o enredo é construído. Contamos também com as vidas pessoais dos médicos. Com destaque para o Evandro, um cirurgião torácico que se vicia em opioides após a morte da esposa. E Carolina (Marjorie Estiano), cirurgiã vascular que foi abusada pelo pai durante a infância e se mutila para tentar tolerar as dores do passado. Ao longo da trama vemos um romance se desenvolver entre os dois, cheio de altos e baixos. Além deles, merecem destaque o Dr. Samuel (Stepan Nercessian), Dr. Décio (Bruno Garcia), Dr. Charles (Pablo Sanábio), e a partir da 3ª temporada a Dra. Vera (Drica Moraes).

Sob Pressão: Juliano Andrade e Marjorie Estiano estrelam peça sob o cotidiano médico
Sob Pressão: Juliano Andrade e Marjorie Estiano estrelam peça sob o cotidiano médico

As histórias dos médicos muitas vezes vem a tona por causa dos pacientes. Tanto pelo que os levou ao hospital quanto por problemas pessoais. Não a toa cada episódio chama atenção para um tema pertinente. Temas que vão do câncer à violência doméstica. Sim, doenças e questões sociais recebem a mesma atenção. Pois apesar de estes não serem problemas de saúde, muitas vezes acabam lotando os hospitais. Principalmente os públicos.

Mesmo sendo inspirada num filme de mesmo nome, também dirigido por Andrucha Waddington e com boa parte do elenco em comum, não é obrigatório assisti-lo antes. Isso porque o longa conta com algumas diferenças significativas da série, parecendo até pertencerem a universos paralelos. No entanto, é um bom filme e merece ser visto. Só não precisa ser antes.

A série Sob Pressão a princípio seria finalizada na 3ª temporada, que chegou a ser divulgada como sendo a última. E teve um final que poderia ser um desfecho. Mas a trama ainda tinha muito para dar e o público queria mais. E ainda em julho de 2019 a Rede Globo voltou atrás e renovou a série. Um mês depois confirmou renovação para até a 5ª temporada. Mas só voltaria a ser exibida em 2021, deixando o ano de 2020 para o elenco trabalhar em outros projetos. Mas aí veio a pandemia de Covid-19.

Os roteiristas tinham planejado falar do novo coronavírus nos três primeiros episódios da 4ª temporada. Mas perceberam que havia uma mensagem urgente a passar. Decidiram então por um especial de dois episódios, intitulado Sob Pressão: Plantão Covid. Os episódios foram gravados em agosto num hospital de campanha cenográfico, e foram ao ar nos dias 06 e 13 de outubro. Já aproveitando para inserir no elenco os atores David Junior e Roberta Rodrigues, respectivamente Dr. Mauro e Enfermeira Marisa, que serão recorrentes na nova temporada.

A trama do especial se passa entre os meses de abril e maio, e é repleta de realismo e sensibilidade. Mostrando os mais diversos tipos de pessoas sendo internadas por causa do vírus. E como o Brasil chegou a ser o país com o maior número de profissionais de saúde infectados e mortos pelo Covid-19, esse fato não podia passar em branco: Vera e Evandro foram expostos ao vírus. A primeira assintomática (na verdade uma forma de permitir que Drica Moraes, que é do grupo de risco, atuasse de casa), e o segundo precisando de entubação.

Não faltaram críticas ao desvio de verba, equipamentos inadequados, fake news, à irresponsabilidade de quem não leva a pandemia a sério, desvalorização do SUS. Apesar da crítica do Conselho de Enfermagem do Rio de Janeiro de que o especial não valorizou os profissionais da área (o que convenhamos, nenhuma série médica faz), acredito que ele cumpriu um dever muito importante. O de conscientizar, ouvir a ciência, valorizar o SUS. Pois é dele que depende a vida de grande parte da população brasileira. O especial, bem como toda a série, é um grito de socorro da saúde misturado à admiração por esses profissionais.

O especial também ganhou uma música cantada por Gilberto Gil e Chico Buarque, composta por Gilberto e Ruy Guerra.

Sob Pressão é uma co-produção da Rede Globo com a Conspiração Filmes. Criada por Jorge Furtado e Renato Fagundes, com direção geral e artística de Andrucha Waddington. Com consultoria médica do Dr. Marcio Maranhão, que escreveu o livro Sob Pressão: A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro. Você pode assistir todos os episódios no Globoplay.

Arquivos

Leia Mais
Nunca um Oscar premiou tantos negros, mulheres e merecedores…