SBT perde os direitos e “Chaves” sai do canal após 36 anos

Foi sem querer querendo, que Chaves dominou todos os horários da TV brasileira em que este disponível. Afinal, o SBT nunca foi conhecido por ser uma empresa com visão estratégica, mas deu sorte de ter um produto maravilhoso que encantou gerações. Agora, esta relação chega ao fim. Esta sexta-feira (31), marca o último dia que o personagem de Roberto Gomes Bolaños estará no canal.

++ Doodle homenageia criador de Chaves

Segundo o Na Telinha, a notícia também pegou o SBT de surpresa. Uma mudança contratual entre a Televisa, rede mexicana detentora dos direitos das fitas, e o Grupo Chespirito, dona dos roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), afetou a relação. A emissora de Silvio Santos recebeu a notícia na última quarta-feira (29), mesmo dia em que voltou a exibir o seriado diariamente e, às 14h15, e viu o ibope triplicar no horário. O SBT já ordenou nesta manhã que as afiliadas não exibam mais em qualquer horário da programação.

36 anos depois, Chaves deixa o SBT. E agora?
36 anos depois, Chaves deixa o SBT quando dominava o ibope diário. E agora, Silvio?

Chaves também passava nas madrugadas de sábado e nas manhãs de domingo. Além disso, nos finais de semana também havia o Clube do Chaves, com Chapolin e outros quadros de Bolaños (Chaveco, Pancada, Doutor Chapatin e Dom Caveira). Segundo o comunicado da emissora, havia uma renovação “verbalmente havia sido combinada”, mas nesta quarta-feira foi informado que não ocorreria.

“A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/7/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito imediatamente”, concluiu o comunicado do SBT.

E agora?
Para preencher a grade, o SBT vai exibir enlatados como The Big Bang Theory e Patrulha Salvadora. Aos domingos, a emissora estenderá o Triturando, das 9h30 às 11h. O impasse também afetou a renovação com a Multishow, que exibia Chaves e Chapolin. No streaming, o Amazon Prime Video também retirou a série.

Segundo rumores, apurado pelo Na Telinha, o filho de Bolaños, Roberto Gómez Fernández, tem outros projetos em relação à obra do pai, do qual é dono dos roteiros originais e não das fitas tradicionalmente exibidas. É possível que ele almeje um remake que renove a série e transforme em franquia.

Arquivos

Leia Mais
Julho é o mês das Graphic Novels!