Criadores de ‘Predador’ enfrentam Disney por direitos de franquia

Irmãos Thomas afirmam que esta semana voltam a reaver os direitos de personagem

Os irmãos Jim e John Thomas, roteiristas de Predador (1987), entraram com uma ação de confirmação de que reaveram os direitos sobre a franquia. De acordo com ambos, a 20th Century Fox, agora propriedade da Disney, deixou de ser proprietária do personagem esta semana. Mas como?

++ Indiana Jones anuncia Mads Mikkelsen

Segundo o Hollywood Reporter, os irmãos Thomas buscam explorar uma cláusula de rescisão da lei de direitos autorais, que permite aos autores cancelar transferências depois de um período de tempo, normalmente 35 anos para trabalhos mais recentes. Dado o prazo, outros estúdios enfrentam a perspectiva de perder os direitos de franquia de muitas obras icônicas da década de 1980.

Filme de sucesso dos anos 80, Predador contou com Arnold Schwarzenegger e gerou mais três filmes além do spin-off Alien Vs Predador. A Disney planejava um reboot da franquia, após comprar a Fox, envolvendo  Dan Trachtenberg (10 Cloverfield Lane). Pela linha de pensamento dos irmãos Thomas, os direitos da Disney sobre a franquia terminariam neste dia 17. A dupla fez um aviso de rescisão em 2016 e não teve nenhuma objeção até que a Disney contra-atacou com várias notificações, devidamente respondidas. Os Thomas são defendidos por Marc Toberoff, que tem sido um especialista em rescisão de direitos autorais e já teve um ganho de causa semelhante envolvendo a franquia Sexta-Feira 13.

Siga o POPOCA no Instagram

Caso os direitos de Predador retornem aos seus criadores pode não ser o fim, mas um novo começo. Afinal, diversas outras franquias de sucesso dos anos 80 podem ser rebootadas nas mãos de seus criadores ou até mesmo ganharem uma sequência na mão de quem os concebeu. Resta saber se os roteiristas encontrarão estúdios e produtoras dispostos a negociar nos novos termos. O que você acha? Fique atento ao POPOCA para saber mais sobre este caso.

Arquivos

Leia Mais
Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros