Rio de Janeiro recebe Festival de Filmes sobre Deficiência

O amor é um dos temas retratados durante o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, que acontece a partir das 10h, entre os dias 23 de outubro e 4 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil. Desde a visão romântica até chegar ao amor-próprio, as produções abordam a forma como devemos nos ver e amar, trazendo assim, uma visão mais intimista sobre a nova condição das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, seus anseios, conquistas e condições. A entrada é franca.

Entre os média-metragens que mais evidenciam esse tema, podemos destacar o documentário Sonhos Vivos – Living Dreams, do diretor Ritwik Baiju Chandran. “Você tem que se amar de verdade antes de realmente amar outra pessoa”, essa frase é citada por Jeevan, um engenheiro de software que teve sua rotina roteirizada. Ele nos mostrar que é possível ser uma pessoa uma pessoa jovial e forte mesmo lutando contra todas as dificuldades da Osteogênese Imperfeita – uma doença que deixa os ossos frágeis, também conhecida como “ossos de vidros”.

Além desse, outros 37 curtas, médias e longas-metragens de 20 países serão exibidos e o Festival também apresenta dois debates sobre autismo e família e estímulo, além de duas oficinas que abordam a mobilidade e acessibilidade de pessoas cadeirantes e cegas, que compõem essa nova demanda das pessoas com essas singularidades. “Estamos muito felizes ao anunciar mais uma edição do festival. Selecionamos filmes que formam um painel rico e plural das questões mais atuais das pessoas com deficiência em diferentes culturas. As produções refletem uma nova condição das pessoas com deficiência, que hoje recebem mais atenção da mídia e da sociedade. Mesmo nos filmes vindos de países com estrutura social mais precária, podemos notar que as pessoas com deficiência estão conquistando mais visibilidade e mostrando que batalhar pela inclusão é fundamental para a garantia da cidadania no mundo todo”, diz Lara Pozzobon, que é quem assina a curadoria do evento.

O Assim Vivemos é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates), além disso, todas as sedes dos CCBBs são acessíveis para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência
23 de outubro a 4 de novembro de 2019
Horário: Quarta a segunda-feira, 9h às 21h
Entrada franca

Arquivos

Leia Mais
‘Moon Knight’ aposta em fórmula Marvel com toques de terror