Nesta sexta-feira (5), estreia The Sandman, adaptação da Netflix da clássica história em quadrinhos imaginada e criada por Neil Gaiman, ídolo de cinco entre cada quatro redatores daqui do POPOCA ;-). Para ajudar a você resolvemos condensar as informações sobre cada personagem e seus respectivos atores com o que lemos nos quadrinhos.
++ Leia também: ‘Brasil foi o primeiro a descobrir Morpheus’, diz Neil Gaiman
++ ATUALIZAÇÃO: Leia nossa resenha (sem spoilers) da série
Confira:
Sandman
Mais conhecido como Sonho, Lorde do Sonhar ou Morpheus, o personagem-título é interpretado por Tom Sturridge (Irma Vep) e é um dos Perpétuos, seres eternos e poderosíssimos que incorporam energias básicas da humanidade. Os demais são Morte, Destino, Destruição, Desejo, Delírio e Desespero (todos começam com a letra “d” em inglês). Sonho não é e nem age como melhor que nenhum deles, mas talvez seja o mais arrepedido de ações anteriores como o que fez com sua amada Nada.
Todos os Perpétuos possuem poderes além da nossa capacidade de compreensão, inclusive o domínio sobre as forças que representam. Sonho pode, por exemplo, controlar os sonhos, o sono e até mesmo a insônia. Além disso, o personagem tem um conhecimento inigualável do funcionamento de todo o universo e quem vive nele.
Lúcifer
Nada a ver com a série e o personagem interpretado por Tom Ellis por embora inicialmente a inspiração tenha sido a versão de Gaiman. Lúcifer (Gwendoline Christie) é um senhor dos infernos muito diferente com o que estamos acostumados a ouvir falar e traz um enorme cansaço de seu trabalho de milênios questionando, inclusive, o que quer para seu futuro.
Nos quadrinhos, o personagem abandona o submundo infernal e vive na terra, inclusive comandando um clube particular. Foi deste ponto que a série da TV iniciou sua história, mas é possível que a produção Netflix siga outro caminho. Ao final da primeira temporada, fica no ar a suspeita de como o rei do inferno vai devolver a humilhação que sofreu e se vingar de todos os que interferiram em seu caminho desde que era conhecido como Samael.
Morte
Interpretada por Kirby Howell-Baptiste (Cruella), a Morte é irmã favorita de Sonho e uma das personagens mais queridas pelo fãs. Seu é o papel mais antigo da criação e também o que mais tempo terá já que será sua tarefa a de encaminhar o fim do último ser vivo do universo. Tão antiga quanto a própria criação, ela sabe bem como Morpheus é imaturo em algumas questões e tenta ajuda-lo sempre que pode.
Desejo
Mason Alexander Park (Cowboy Bebop) é Desejo, Perpétuo que representa a luxúria e é irmão gêmeo(a) de desespero. Não tem nenhum pudor em interferir e manipular seus irmãos como diversão e ganha mais destaque nisso na série.
Desespero
Desespero é mais uma dos perpétuo, sempre com um gancho que usa para se mutilar em uma representação do que esta energia ensina a humanidade. A personagem é interpretada por Donna Preston (Animais Fantásticos)
Johanna Constantine
Aqui vale uma informação: nos quadrinhos há dois personagens com este sobrenome. Johanna e John Constantine, com a primeira sendo antepassada do segundo. Porém, como a DC tem outros planos para o personagem masculino é provável que a produção tenha decidido colocar Johanna e ter mais liberdade.
Na série, Jenna Coleman interpreta duas versões da personagem. A contemporânea, que ocupa o lugar que seria de John, e sua versão de séculos atrás que descobre que Morpheus vem regularmente a Terra. De um jeito ou de outro, trata-se de uma personagem com enorme experiência e conhecimento em ocultismo capaz de enganar até mesmo o diabo. Literalmente…
Coríntio
Um poderoso Pesadelo criado e recriado por Morpheus, o Coríntio é um ser que você não quer cruzando seu caminho. O ator Boyd Holbrook (Logan) dá vida ao personagem. Em sua primeira encarnação, ele foge demais dos desígnios do seu criador e chega até mesmo a ajudar psicopatas. O lorde do Sonhar resolve destrui-lo e depois recria-lo sem os mesmos defeitos.
Matthew
Com voz de Patton Osvalt, o misterioso corvo era um ser humano comum que teve a oportunidade de servir ao Lorde do Sonhar pelos seus pecados. Nas histórias em quadrinhos, Matthew tem um background ainda maior sendo um personagem relevante em um arco do Monstro do Pântano escrito por Alan Moore, mas aqui o personagem deve ser um pouco mais coadjuvante.
Merryn-cabeça-de-abóbora
Voz original de Mark Hammil (Star Wars), Merryn-Cabeça-de-Abóbora é o zelador dos Sonhos e, assim como Matthew, muito leal a Morpheus. Sabemos pouco sobre seu passado antes do Sonhar já que ele pode ser criado e desfeito pela vontade de Sonho.
John Dee
Nos quadrinhos, John Dee (David Thewlis) é também conhecido como Destino e é um supervilão que entra em contato com o Rubi do Sonhar, um dos artefatos místicos que Morpheus depositou poder e depois perdeu. Porém, nas mãos erradas a pedra é capaz de destruir a mente humana e de materializar nossos pesadelos.
Lucianne
Interpretada por Vivienne Acheampong, Lucienne é responsável pelos livros do Sonhar, que contém publicações que jamais foram escritas apenas sonhadas. Nos quadrinhos, a personagem é um homem chamado Lucien. Ela é uma serva leal a Morpheus e uma das poucas a continuar seu trabalho e suas obrigações mesmo depois que o Lorde do Sonhar desaparece por décadas. Sabe-se pouco do passado da personagem antes de chegar ao Sonhar.
Abel e Caim
Sim, os dois mitológicos irmãos da bíblia se tornaram sonhos e vivem no sonhar eternamente condenados a repetir sua própria história. Nos quadrinhos, cada aparição da dupla sempre é seguida do assassinato de Abel pelas mãos do próprio irmão em uma sinistra repetição do primeiro assassinato conhecido do mundo.
Rose Walker
A misteriosa personagem vivida pela estreante Vanessa Samunyai tem um elo com Morpheus que ainda não sabemos qual é no início da série. Rose Walker também é chamada de Vortex, por ter alguma relação com a estabilidade do Sonhar.
Gilbert
Também conhecido como Fiddler’s Green, Gilbert (Stephen Fry) é um pequeno vale ou local do Sonhar que possuía consciência e sempre quis conhecer o mundo real. Quando Morpheus desaparece, ele vê uma oportunidade e vai se divertir na Terra até que seu mestre vá ao seu encalço.
Lyta
Nos quadrinhos, Lyta (Razane Jammal) é a filha da Mulher-Maravilha de outra realidade, o que lhe garante superforça entre outros superpoderes e o codinome de Fúria. Porém, no mundo que lemos ela também tem alguma relação com as deusas Fúrias, da mitologia grega e isso a torna uma personagem perigosa para Morpheus, especialmente quando ela dá a luz em uma recriação do Sonhar. Com isto, seu filho é parte do mundo dos sonhos e, por consequência, servo do Sonho.
Roderick Burgess
Interpretado por Charles Dance (Game of Thrones), Roderick é o líder da Ordem dos Mistérios Antigos, que descobre um encanto que pode, supostamente, aprisionar a própria morte e lhes garantir mortalidade. Porém, algo dá errado e ao invés da Perpétua, eles aprisionam o Sonho que se recusa a atender quaisquer de suas exigências.
E se você chegou até aqui, ouça também nosso podcast sobre Neil Gaiman: