Depois de um prefeito tentar censurar uma história pelo “crime” de ter duas pessoas que se amam se beijando e do Brasil eleger um presidente com ideais fascistas, era questão de tempo para que a imagem de um país da diversidade e amigável começasse a se perder. O Omelete apontou nos últimos dias mais uma evidência.
Em House of X #5, o Brasil é um dos países contra a criação de uma nação mutante na Ilha de Krakoa. No arco, todos os mutantes se unem para que a Ilha seja reconhecida como um estado soberano, sob a liderança do professor Charles Xavier. O telepata mais poderoso do mundo oferece como barganha um remédio que aumenta a expectativa de vida de seres humanos, feito a base de uma planta nativa da Ilha.
A história deixa claro que quase todos os países reconhecem a nova nação com algumas exceções como… O Brasil, que no mundo real tem um histórico de respeitar este tipo de soberania. Entre outras nações que negaram o acordo estão Rússia, Irã, Coreia do Norte, Venezuela, que são países com uma democracia também frágil. Todas as nações que recusam o acordo são consideradas como adversárias pelos mutantes.