Estrela Straus durante o processo
Durante o processo da série Me Chama de Bruna

Preparadora de ‘Me Chama de Bruna’ fala de trabalho

Estrela Straus tem no currículo os cargos de atriz, professora, diretora e roteirista. No retrospecto recente, porém, o que chamou atenção foi seu trabalho como preparadora de elenco da série Me Chama de Bruna. Ela  preparou os atores das três últimas temporadas da série e ainda participa como atriz da quarta e última temporada.

Entre idas e vindas em sua vida e carreira, Me Chama de Bruna parece ter sido uma série que Estrela estava destinada a estrelar, com o perdão do trocadilho. Ela e Raquel Pacheco, a personagem-título da vida real, estudaram no mesmo colégio. A vida de cada uma seguiu rumos diferentes, com a preparado dividindo seu teto entre Brasil e Argentina.

A preparadora de elenco Estrela Straus fala sobre trabalho com atores
A preparadora de Me Chama de Bruna fala da atividade com atores do elenco na quarta temporada

A quarta temporada de Me Chama de Bruna, lançada em dezembro, em toda a América Latina, traz novos personagens. São mais de 15 atores em cena. Estrela preparou três das quatro temporadas.

“No total tive oportunidade de trabalhar diretamente com mais de 30 atores ao longo das três temporadas. O elenco de Me chama de Bruna é um dos atrativos da série. Para mim, como preparadora, é uma honra que atrizes e atores com trajetórias de excelência como Simone Mazzer, Stella Rabello, Maitê Proença, Alamo Facó, Martha Nowill e Augusto Madeira tenham se entregado à minha condução numa sala de ensaio”, relembra.

A preparadora esteve no Brasil em janeiro com mais um projeto de preparação de atores e o curso intensivo do Método Americano do Actors Studio em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na Argentina, estreou em novembro a peça brasileira Hay alguien que nos odia, de Michelle Ferreira e direção de Patrício Witis, sucesso de crítica e de público. A peça contava com a atriz Estrela Straus, brasileira e Marina Artigas, argentina como protagonistas. Elas representam um casal que vive junto em São Paulo e são vítimas do ódio de um vizinho. A peça estreou no Teatro El Grito: Costa Rica, CABA. Nos últimos dias, ela conversou com o POPOCA por email a respeito dos últimos projetos e de Me Chama de Bruna:

Estrela Straus durante o processo
A atriz durante o processo da série de TV da Fox Me Chama de Bruna

Qual foi a maior dificuldade de preparação para Me Chama de Bruna?

Estrela Straus: Eu não chamaria de dificuldade, mas de desafio… Por ser uma série que aborda diferentes universos da prostituição ao longo das quatro temporadas, um desafio foi deixar preconceitos morais de lado para fazer com que cada atriz e cada ator do elenco pudessem mergulhar em primeira pessoa na realidade humana dessas personagens envolvidas em diferentes níveis com a prostituição e as muitas consequências emocionais que ela acarreta. Em todas as temporadas havia cenas de altíssima demanda emocional e aí é que a preparação faz toda a diferença.

O Actors Studio talvez seja pouco divulgado aqui no Brasil. Como explicar para os jovens atores sua importância em produções como esta?

ES: Um dos maiores atores do cinema dos Estados Unidos, Al Pacino, disse que Lee Strasberg, o grande professor do Método, foi o pai da atuação cinematográfica americana, que inevitavelmente influenciou atores e atrizes do mundo todo. Grandes atores de muitas gerações passaram pelo treinamento do Método, seja no Actors Studio ou no Lee Strasberg Institute (onde me formei). Desde Marilyn Monroe, passando por Paul Newman, Dustin Hoffman, até Angelina Jolie, Claire Danes e Scarlett Johansson. O Método traz ferramentas para que cada ator possa usar a própria vida como matéria prima para os seus personagens e isso faz com cada atuação seja única e cheia de muita vida, o que torna qualquer cena, seja de cinema, tv ou teatro, muito mais interessante!

Arquivos

Leia Mais
P.S. I still love you – P.S.: Ainda Amo Você