Por que a Marvel não aposenta o Justiceiro e seu símbolo?

Caveira estampada se tornou um ícone de violência e autoritarismo

Frank Castle é o Justiceiro, mas o símbolo do popular personagem nos quadrinhos significa bem mais do que isso. É bem comum vermos pessoas usando a caveira estampada em uma camisa licenciada ou até mesmo máscaras contra o covid-19. Mas o anti-herói dos gibis acabou sendo adotado também por policiais e adoradores do autoritarismo. Afinal, Castle não faz priosioneiros, acha que bandido bom é bandido morto e representa uma resposta impiedosa a sua tragédia pessoal (ele assume a identidade depois que a família é morta em um tiroteio).

++ Como os super-heróis no quadrinho nacional podem emplacar?

Note que em um país desigual como o Brasil, para o Justiceiro ter a família morta em um tiroteio, provavelmente seria por violência policial ou em uma invasão de morro como acontece todos os dias em favelas do Rio de Janeiro e do Brasil. Os quadrinhos, séries e filmes da Marvel chegam a todo mundo. Será que esta é mesmo uma mensagem universal que uma empresa adquirida pela Disney quer enviar a todos?

Como se já não fosse razão o suficiente, durante invasão do Capitólio norte-americano nos Estados Unidos, qual símbolo foi adotado por alguns dos terroristas? Confira as fotos deste texto do SyFy (em inglês). Castle é um personagem bidimensional, criado em um mundo onde alguém que atira a esmo contra bandidos, jamais mata inocentes por engano. Talvez seja pouco realista demais alguém desse tipo, mas certamente é uma péssima mensagem em tempos de autoritarismo. Se todos os marvetes fossem como Castle, o Gavião Arqueiro e outros heróis que já foram vilões, sequer estrelariam novas histórias.

O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários.

Arquivos

Leia Mais
caça-fantasmas 1984
Sequência de Caça-Fantasmas original já tem diretor!