Perdi Meu Corpo
'Perdi Meu Corpo' é um filme autoral de enorme beleza

‘Perdi Meu Corpo’ é uma animação autoral maravilhosa

Indicada ao Oscar, a animação Perdi Meu Corpo (no original J’ai perdu mon corps) é um filme de dramático dirigido por Jérémy Clapin e disponível na Netflix. A produção estreou no Festival de Cannes de 2019, recebendo Grande Prêmio Nespresso e tornando-se o primeiro filme de animação a vencer na categoria. Tudo isso já naturalmente faz crescer nossa expectativa e interesse com sua história. E será que merece tudo isso?

Clapin nos leva a uma jornada quase malvada na vida do jovem Naoufel, um órfão que leva uma vida desastrada enquanto entrega pizzas até que se apaixona pela sisuda Gabrielle. Todo esse caminho ocorre através de recordações de sua… Mão, que amanhece algum dia separada do próprio corpo e busca como retornar. Mas o que terá acontecido para Naoufel perder a mão? Estaria ele ainda vivo? Sua mão só deseja fugir do laboratório onde está e vagar por Paris até encontrar seu corpo novamente.

Perdi Meu Corpo
Produção da Netflix, ‘Perdi Meu Corpo’ nos leva a uma história melancólica de final reflexivo

Se não há dúvidas de que animação é arte, Clapin pontua que também é uma arte que pode ser autoral. Concorrendo com Toy Story 4 e outras produções mais comerciais, o filme resgata um inconsciente coletivo de todos nós em uma jornada de independência e amadurecimento de seus personagens. Seu enredo é triste, mas ao mesmo tempo edificante.

Com tantas histórias bonitas e felizes a se contar, Perdi Meu Corpo traz a beleza onde poderia haver desespero, aceitação onde deveria estar a tristeza e nos faz refletir antes de encontrar seu próprio significado. Naoufel pode perder a mão, o amor e a família. Mas sempre terá a todos que assistiram sua histórias e vão aprender a cair de cabeça em qualquer desafio.

A felicidade é um caminho e não um destino. Vocês está convidado a descobrir isso junto com Naoufel.

Nota: 10

Confira o trailer:

Arquivos

Leia Mais
‘Falcão e o Soldado Invernal’ é a maior estreia do Disney+