Hair Love: curta indicado a melhor curta de animação no Oscar!
Hair Love: curta indicado a melhor curta de animação no Oscar!

Oscar 2020: veja indicados a melhor curta de animação

Uma das categorias mais divertidas do Oscar todos os anos é justamente a de melhor curta de animação. Afinal, se trata de um espaço para que novos artistas, pequenas e grandes empresas, soltem a criatividade e façam um projeto que chame a atenção. Algumas produções, infelizmente, não foram disponibilizadas em players de vídeo, mas listamos abaixo as que foram e incluímos o trailer das que não estão disponíveis.

++ Saiba quem foram os filmes vencedores do Oscar 2020

Confira:

Hair Love

Hair Love contou com forte apoio de crowdfunding e três diretores: Matthew A. Cherry (Infiltrado na Klan), Everett Downing Jr. (Up) e Bruce W. Smith (A Princesa e o Sapo) e um certo Jordan Peele (Nós) na produção-executiva. Tantos nomes bem-sucedidos já chamam a atenção e colocam a animação que conta a história de um pai negro aprendendo a cuidar do cabelo de sua filha um enredo necessário.

Memórable

 

O curta francês, disponivel acima, aborda um pintor e sua esposa enfrentando o drama do alzheimer. Chama a atenção não apenas a dublagem, mas a sensibilidade do diretor Bruno Collet. Ele teria se inspirado na vida do pintor William Utermohlen, que retratou a si mesmo durante toda a vida inclusive quando teve a doença, o que afetou seu trabalho de forma notável. Aqui, Collet nos traz uma história com efemeridade, mas talvez seja esta brevidade que dê sentido a vida e ao que sentimos. 

É, sem dúvida, o mais bonito entre os indicados. Mas também é o mais triste… Pode ser que a Academia não curta premiar por isso. O que seria uma pena.

Sister

 

Nem todos os curtas animados estão disponíveis para ver, como é o caso de Sister, de Siqui Song. Apenas o trailer de 39 segundos acima, que revela uma histórica focada no relacionamento entre dois irmãos na China, algo incomum no país asiático com sua política de filho único. Será que uma eventual vitória pode ajudar a mudar algo?

Esperamos, de qualquer forma, poder assistir o filme assim que possível.

Kitbull

Um bem sucedido projeto da Pixar, do qual falamos aqui, trouxe mais espaço para profissionais da casa criarem. Kitbull já é o primeiro case da ideia. Escrito e dirigido por Rosana Sullivan, a história aborda a amizade entre um gato de rua e um pit bull. Assim como Purl, é mais um trabalho produzido por uma mulher, cortesia da SparkShorts, projeto para dar oportunidade a novos talentos da Pixar.

Além do YouTube, os curtas estarão disponíveis no Disney+.

DCERA THE DAUGHER

Apenas um minuto do trailer já seria o suficiente para qualquer um ver a animação de quinze minutos de Daria Kashcheeva. O curta é seu projeto de conclusão de curso de cinema, em Praga. Tanta sensibilidade qualidade na slow motion faz parecer que ela tem muito o que dizer como cineasta.

Aguardamos que o filme indicado ao Oscar esteja disponibilizado na internet como seus concorrentes.

Arquivos

Leia Mais
‘Law & Order’: roteirista demitido por ameaçar manifestantes