‘Os Anéis de Poder’ se baseia em qual livro?

Série que adapta universo de 'O Senhor dos Anéis' usa Tolkien, mas...

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está prestes a retornar ao Prime Video com sua nova temporada e muita gente ainda se pergunta qual livro inspirou a série? A produção que, promete expandir ainda mais o universo criado por J.R.R. Tolkien, se passa na Segunda Era da Terra-média, trazendo tanto novos personagens quanto rostos familiares. A resposta para em qual obra se baseia é mais complexa do que parece.

++ Leia também: O Que Ocorre depois de O Retorno do Rei?

++ Os Anéis do Poder deveria ter mais elfos pretos, latinos…

Diferente das trilogias cinematográficas de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, que foram diretamente adaptadas dos livros homônimos de Tolkien, Os Anéis de Poder não é uma adaptação direta de uma obra específica. A série se inspira em diversos escritos que Tolkien deixou, mas boa parte do que se vê na tela é material inédito. A narrativa apresentada na série foi criada a partir daqueles apêndices encontrados nas edições de O Senhor dos Anéis, que você teve preguiça de ler. 😉 Esses textos complementares oferecem detalhes sobre eventos marcantes da Segunda Era, o período em que a série é ambientada.

Em entrevista à Vulture em 2022, J.D. Payne, um dos showrunners de Os Anéis de Poder, revelou que, embora elementos da história sejam conhecidos pelos fãs, a série explora eventos que nunca foram completamente narrados. “Tolkien dizia que não estava criando a Terra-média, mas a desenterrando. Sentimos que estamos descobrindo coisas que sempre estiveram lá. As pessoas conhecem fragmentos dessas histórias, mas o que mostramos são grandes narrativas inéditas”, explicou

Escritos de livros de Tolkien que Inspiraram Os Anéis de Poder

Embora Os Anéis de Poder não se baseie em um único livro de ficção, a série utiliza como referência os apêndices da trilogia O Senhor dos Anéis. Esses textos foram escritos por Tolkien para expandir e dar mais profundidade ao universo da Terra-média, relatando eventos como a Ascensão de Sauron, a Criação do Um Anel e a Queda de Númenor. Vale destacar que a Amazon Prime Video adquiriu os direitos desses apêndices ao fechar um acordo com o espólio de Tolkien, permitindo a criação da série.

No entanto, outras obras como O Silmarillion, que também trazem informações sobre a Segunda Era, não foram utilizadas, pois a Amazon não detém seus direitos legais. Em entrevista à Vanity Fair em 2022, os showrunners confirmaram que O Silmarillion e outras obras como Contos Inacabados não foram usadas como base para a série. J.D. Payne explicou: “Temos os direitos apenas de A Sociedade do Anel, As Duas Torres, O Retorno do Rei, os apêndices e O Hobbit. Não temos os direitos de O Silmarillion ou outros livros.”

A equipe da série trabalhou em conjunto com historiadores e o espólio de Tolkien para garantir que o material respeitasse o cânone estabelecido, ao mesmo tempo em que evitava qualquer violação de direitos autorais.

A nova temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreia em 29 de agosto no Prime Video. Confira o teaser:

Arquivos

Leia Mais
Confira o trailer de Agente Elvis, da Netflix
Verified by MonsterInsights