O Falcão e o Soldado Invernal: easter eggs

Listamos aqui todas as referências da série do Disney+

O Falcão e o Soldado Invernal recebe uma atenção muito especial aqui no POPOCA. Vamos listar aqui para você todos os easter eggs da série, com episódios exibidos às sextas-feiras. Conte com a gente para esclarecer todos os mistérios e lembre-se: aqui tem spoilers, incluindo do quarto episódio exibido nesta sexta-feira (9).

++ Quem é Isaiah Bradley em O Falcão e o Soldado Invernal?

Lembre-se de manter este post aberto em seu navegador ou atualiza-lo regularmente. Aproveite e acesse o nosso grupo no Facebook sobre a série.

Confira os easter eggs:

O novo Capitão América voa


Sam Wilson (Anthony Mackie) finalmente se converte em Capitão América, com um visual muito semelhante ao arco dos quadrinhos em que substituiu Steve Rogers (Chris Evans). Sem soro de supersoldado, ele recorre às próprias asas e outros apetrechos para se virar contra os perigos que Rogers enfrentava no braço.

Ainda não sabemos bem de onde veio todo aparato, mas o visual indica que é tecnologia de Wakanda. Assim como  o escudo.

Sharon é o mercador do poder

Por essa ninguém esperava quando a série começou, mas já estava um pouquinho óbvio desde o quinto episódio e talvez tenha sido a parte mais fraca do encerramento. Sharon Carter (Emily Vancamp) é o Mercador do Poder e estava o tempo todo por trás do novo soro do supersoldado. Resta saber se ela usou nela mesma.

Aparentemente, não. Aparentemente.

Zemo está em Raft

No MCU, o Raft é uma prisão para seres superpoderosos em que os Vingadores que ficam ao lado de Rogers ficam. Zemo está por lá, o que deixa bem claro como as autoridades o enxergam já que ele não tem superpoderes.

John Walker é o Agente Americano. Mas e o escudo?

O personagem vivido por Wyatt Russel consegue se manter no negócio de super-heróis com o codinome Agente Americano, usando um uniforme bem semelhante ao dos quadrinhos. Como pudemos notar, Walker ainda está lidando com os efeitos do soro e tem picos de agressividade que lembram até psicopatia. Como será que isso irá afeta-lo?

Vale lembrar que ele está sem escudo já que o que forjou não durou muito tempo. Nos quadrinhos, o escudo do Capitão Original é feito de adamantium e outros metais, mas o metal não foi introduzido no Universo Marvel porque fazia parte das histórias de Wolverine e os X-Men. Logo, desde o início a arma do sentinela da liberdade é 100% vibranium, como é a do escudo do Agente Americano. Como será que irão resolver isso?

Finalmente, Isaiah Bradley é reconhecido!


Isaiah recebe uma galeria no Museu do Capitão América para chamar só de sua. Lembra quando explicamos sua história? Note que há um texto próximo a sua estátua que transcrevemos e traduzimos para cá. Leia:

“Isaiah Bradley é um herói americano cujo nome ficou desconhecido por muito tempo.

Isaiah foi parte de uma dúzia de soldados afro-americanos que foram recrutados contra sua vontade e sem seu consentimento para participar de testes em humanos em busca do soro do super soldado. A maioria não sobreviveu. Os poucos que sobreviveram aos testes foram enviados em missões secretas durante a Guerra da Coréia. Durante o conflito, contra todas as probabilidades, Isaiah Bradley resgatou seus companheiros soldados e 28 outros prisioneiros de guerra de trás das linhas inimigas.

Sempre temerosos das ramificações de um supersoldado negro, alguns integrantes do governo tentaram apagar a história de Isaiah da história. Sua família recebeu um atestado de óbito falsificado e, por décadas, a verdade sobre sua bravura inabalável foi enterrada. ”

Joaquin Torres vai virar o Falcão?

Apresentado no primeiro episódio de O Falcão e o Soldado Invernal, Joaquin Torres é bem conhecido por quem lê histórias em quadrinhos. Ele se submete a experiências que o tornam uma espécie de homem-pássaro, substituindo o Falcão quando ele se torna o Capitão América. Note que nos gibis, o cientista Karl Malus é o responsável pelo experimente e ele também é conhecido como… Power Broker, o mercador de poder!

No quinto episódio, após ter as asas danificadas por John Walker, Sam (Anthony Mackie) diz que Torres pode ficar com os destroços. Ele já havia manifestado curiosidade pelo aparato antes e tudo indica que ele vai mesmo assumir o uniforme de Falcão e Sam será o novo Capitão América.

Julia-Louis Dreyfus é Valentina Allegra de Fontaine

Se O Falcão e o Soldado Invernal já tinha nos dado o Barão Zemo não podia faltar uma duquesa. No caso, são duas surpresas: Julia-Louis Dreyfus, conhecida atriz de comédia no marcante papel de Elaine em Seinfield, interpretando a personagem… Valentina Allegra de Fontaine! Mas quem seria esta personagem?

Nos gibis, a condessa de Fontaine é uma agente da Shield, filha de espiões infiltrados na Itália. Ela costuma ter como área de operações a Europa e ter um excelente nível de treinamento no combate corpo-a-corpo. Ela chega a ter um envolvimento amoroso além do profissional com Nick Fury, que não sabemos se será explorado no MCU. O último momento da personagem revelou que ela sempre foi uma agente russa infiltrada, o que a levou pela prisão na Interpol. Confira novamente a cena em que ela aparece:

Com este histórico, a condessa pode ser uma operativa da Shield em uma nova divisão ou até mesmo uma líder da Hydra (nos quadrinhos, ela assume a identidade de Madame Hydra para atingir seus objetivos). A personagem também pode ser uma brecha para uma produção envolvendo os Thunderbolts, vilões que são recrutados para agir como agentes dos EUA.

Ah sim e parece que ela era a personagem secreta. Surpreendeu todo mundo? Achamos que sim… Curiosamente, a personagem apareceria primeiro em Viúva Negra, mas a pandemia mudou os planos.

John Walker é um Capitão América que mata… Fãs?

Não surpreende quem acompanhou o arco do personagem nos anos 90. No quarto episódio, um enfurecido Walkers mata com escudadas um dos Apátridas, curiosamente o mesmo que disse ser fã do Capitão América (no caso, Steve Rogers) na infância. Não deixa de ser emblemático em como estamos vendo o Sentinela da Liberdade mudar definitivamente a sua relação com o uniforme e a sociedade que diz proteger.

A cena também guarda alguma semelhança com a luta entre Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Steve Rogers (Chris Evans) em Capitão América: Guerra Civil. A diferença é que o Capitão América só usou o escudo nessa linha para garantir que seu oponente não pudesse mais lutar. Veja:

Notou a semelhança?

Crossovers

As Dora Milaje já apareceram em Pantera Negra e Vingadores: Guerra Civil antes. Desta vez, suas personagens ganham mais destaque, protagonismo e os nomes Ayo (Florence Kasumba) e Yama, interpretada por Zola Williams, que é dançarina profissional enquanto sua colega tem larga experiência como dublê. Incluisive, a terceira Dora Milaje,  Nomble, é vivida por Janeshia Adams-Ginyard, que já atuou como dublê de Teyonah Parris em… Wandavision!

O Soro do Supersoldado cria psicóticos?

Na verdade, como aprendemos em Capitão América: O Primeiro Vingador, o Serum amplifica tudo que as pessoas têm dentro. Até por isso, na ocasião Abraham Erskine é mais preocupado em descobrir um soldado que tenha um bom coração do que alguém treinado em combate. “O Soro amplifica tudo que existe no interior. Então, bom se torna melhor. Mal se torna pior”, explica a Steve Rogers.

Da mesma forma, Lemar conversa com Walker e lembra que o poder apenas torna as pessoas mais o que elas são. E o próprio Walker reconhece que as três medalhas de honra que recebeu no Afeganistão foram fazendo coisas que não pareciam lá serem muito certas. Haveria crimes de guerra no meio? No quinto episódio, Walker já dá sinais de não estar lá muito equilibrado.

Karl Morgenthau teve uma filha?

Karl Morgenthau é mais conhecido pelo nome… Apátrida nos quadrinhos, líder da organização Ultimato. Aqui, conhecemos Karli Morgenthau, que pode ser uma filha ou uma nova versão do personagem. Em O Falcão e o Soldado Invernal, ela lidera os Apátridas e, como descobrimos, usou o soro do supersoldado para poder encarar super-heróis.

Battlestar no Brasil era Estrela Negra

Nos quadrinhos, o personagem Lemar Hopskins assume o codinome Bucky ao lado de John Walker como Capitão América e, posteriormente, Battlestar. No brasil, o personagem recebeu o nome de Estrela Negra. Curiosamente, no segundo episódio Sam brinca com uma criança que diz que seu nome deveria ser Falcão Negro. “Só porque sou negro? Então você é o garoto negro”, responde.

Infelizmente, como vimos no quarto episódio a vida do herói negro é bem curta, o que é uma pena. Vale saber também um pouco sobre a motivação por trás de John Walker, que explicamos aqui.

Os nomes no caderninho de Bucky

O Falcão e o Soldado Invernal: caderninho de Bcuky tem muitas referências
O Falcão e o Soldado Invernal: caderninho de Bcuky tem muitas referências

Bucky (Sebastian Stan) tem um caderno onde anota nomes de pessoas com quem precisa resolver os problemas que criou como Soldado Invernal. Note que isso não é necessariamente um pedido de desculpas já que de cara ele ajuda a prender uma senadora que comete crimes.

Mas quais são os nomes no caderno e que pistas eles sugerem, se conectarmos ao que já rolou nos gibis? Confira:

  • Rostov: também conhecido como o Bárbaro Vermelho é um ex-general da URSS que dirigiu por um breve período um gulag onde Bucky foi preso. Posteriormente, foi assassinado pelo Soldado Invernal.
  • PW Hauser: talvez uma referência ao nazista Wilhelm Hauser que lutou contra Nick Fury e seu Comandos Selvagem nos quadrinhos. Curiosamente, outro personagem com o sobrenome “Hauser” foi um espinho para Sam Wilson durante seu tempo como Capitão América, um locutor de rádio que queria que Sam entregasse o escudo a John Walker, o Agente Americano. Parece familiar com o que vemos em O Falcão e o Soldado Invernal?
  • Helmut Zemo: o principal vilão de Capitão América: Guerra Civil, que já é citado no segundo episódio.
  • L Kaminski: um escritor e editor de quadrinhos da Marvel cujo trabalho incluiu histórias com Sam Wilson e John Walker. Da mesma forma, temos o nome de S Whitaker, um dos mais importantes escritores da Marvel, que também escreveu várias histórias do Capitão América.
  • C Kusnetsov: cientista que surge nos quadrinhos e que cria um robô senciente para a URSS.

E você notou mais algum? Aliás, no terceiro episódio confirmamos que este é o caderno que Steve Rogers usava.

Falcão X Batroc lembra alguma coisa?

Como você pode ver acima, o primeiro encontro entre Batroc e Falcão referencia diretamente a primeira luta do vilão com o Capitão América. Será uma pista que Sam… Pode terminar se tornando o Capitão ao fim da série?

“À sua esquerda”

Como você vê acima, a imagem do Capitão que Sam observa é uma referência a uma cena dos dois praticando exercícios.

Madripoor sem Wolverine?

Apesar do que acreditamos, o retorno de Madripoor não trouxe de volta um certo baixinho com garras. Ao invés disso, o episódio fecha com uma guerreira de Wakanda no encalço de Zemo. Afinal, Ayo (Florence Kasumba) já surgiu antes como guarda-costas de T’Challa em Capitão América: Guerra Civil.

Sua presença ali indica que ninguém esqueceu que o Barão Zemo (Daniel Brühl) foi responsável pela morte de T’Chakka, líder da nação africana e pai do personagem vivido por Chadwick Boseman. Vale lembrar que entre Guerra Infinita e Ultimato, Bucky viveu um bom tempo em paz em Wakanda e, possivelmente, ficou próximo de Ayo e outros habitantes do país.

O Bar Princesa

Ok, Wolverine não apareceu mas você reparou no Princess Bar (Bar Princesa)? É justamente o ponto de partida de boa parte das aventuras de Logan na ilha, o que é mais um sinal de que O Falcão e o Soldado Invernal promete ser o ponto de partida da inserção do personagem no Universo Marvel dos cinemas.

Caso isso se confirme e com a morte da personagem Selby, é provável que o empresário O’Connel, dono do bar, reapareça de alguma forma. Aliás, Selby é o codinome de uma mutante capaz de invadir computadores e hackear sistemas no universo Marvel dos quadrinhos.

 

Arquivos

Leia Mais
Rami Malek vence o Globo de Ouro
Rami Malek vence Globo de Ouro e dedica a Freddie