‘Novos Mutantes’ estreia nos cinemas. Isso mesmo, NOS CINEMAS.

Você lembra há alguns anos que a FOX havia anunciado um filme dos Novos Mutantes? Pois é, o filme foi confirmado em 2015, filmado em 2017 e estreia programada para 2018. Após alguns atrasos, adivinha o que aconteceu? A FOX foi comprada pela Disney.

Desde então, o filme esteve num limbo. O universo de X-Men, do qual os Novos Mutantes fazem parte, já não faz mais parte da FOX. Considerando  que os elementos de terror do filme não exatamente combinam com o as produções da Disney (agora, nova detentora dos direitos intelectuais deste universo), a Marvel tentando costurar uma maneira de encaixar os heróis que estavam na FOX e, seu estabelecido e bem sucedido universo cinematográfico, qual seria o destino dos Novos Mutantes? Finalmente foi decidida uma estreia para abril de 2020 e… a pandemia do Covid-19 atrasou, mais uma vez, a estreia do filme.

Só isso tornaria a história por trás dos Novos Mutantes única. Mas, assim como um comercial da Polishop dos anos 80: “… NÃO É SÓ ISSO!”. A Vulture publicou uma história ainda mais fantástica sobre a produção do filme.

Em resumo, o diretor Josh Boone (A culpa é das estrelas), vendeu a ideia para FOX de fazer uma espécie de drama adolescente no estilo John Hughes (Curtindo a Vida Adoidado) com elementos de terror. Porém, o roteiro entregue era mais terror do que drama adolescente e o estúdio começou a ter dúvidas sobre o projeto. Diversos roteiristas, que não receberam créditos, foram chamados para tentar mudar o tom do filme, e o diretor aceitou pouquíssimas alterações. No meio deste processo ocorreram os sucessos de Deadpool (2016), Logan (2017) – dois filmes de baixo custo com censura alta (R nos EUA, 17 anos aqui). Boone, então, conseguiu um pouco de mais liberdade para um filme mais autoral e de terror, já que o sucesso de IT- A coisa (2017) também mostrou que o público estava interessado em filmes de terror com personagens adolescentes.

Tudo parecia encaminhado, mas a FOX não ficou satisfeita com o filme que estava pronto e anunciou, pela primeira vez, o adiamento. A princípio a ideia era realizar refilmagens, talvez até do filme todo. “Filmes de terror são baratos, e mesmo se refizéssemos o filme inteiro, o orçamento ficaria muito abaixo do o que havia sido gasto com os filmes de X-Men” (disse um executivo não identificado da FOX). Mas a já mencionada aquisição da FOX pela Disney atrasou este processo. No fim das contas, mesmo se a Marvel/Disney quisessem re-filmar, não seria possível pois os jovens atores já estariam muito diferentes do que eram quando as filmagens começaram.

Finalmente, no dia 28 de Agosta de 2020, o filme estreia nos cinemas dos EUA. Mesmo com capacidade reduzida das salas por conta da pandemia, há virtualmente 0 concorrentes para a produção que custou quase nada para Disney, já que ela veio pronta, de presente, dentro do pacote da aquisição.

Só os deuses sabem quando este filme estará disponível no Brasil. Mas estou realmente curioso para saber o resultado de um filme que tinha tudo para ter todas as interferências possíveis dos estúdios vai acabar sendo lançado de forma muito próxima do que o diretor originalmente queria.

Aqui vai o trailer caso você tenha (justificadamente) se esquecido do filme.

Arquivos

Leia Mais
Mostra ChinaBrasil exibe 12 filmes com entrada franca no Rio