Morre John Romita Sr., lendário desenhista da Marvel

Artista ajudou a definir Marvel e é pai de outra lenda: John Romita Jr.

John Romita Sr., renomado desenhista da Marvel, morreu aos 93 anos em 14 de junho de 2023 mas seu legado como criador de quadrinhos será eterno. Seja por estar representado pelo filho, o também desenhista John Romita Jr, ou por um trabalho que ajudou a definir o universo Marvel. Seu falecimento foi confirmado justamente por Romita Jr.

“É com o coração apertado que anuncio que meu pai morreu pacificamente enquanto dormia. Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra poder seguir seus passos. Ele foi o maior homem que já conheci”, escreveu seu filho nas redes sociais. Confira no original abaixo:

Romita Sr. ficou famoso por seu trabalho em várias histórias em quadrinhos icônicas da Marvel, incluindo sua colaboração com Stan Lee na série O Espetacular Homem-Aranha. Seus desenhos detalhados e expressivos ajudaram a moldar a estética dos personagens e influenciaram gerações de artistas. Ele estudou na Manhattan School of Industrial Art, em 1947, e começou seu trabalho como desenhista aos 19 anos.

John Romita Sr.: criador e lenda

Por uma década e meia, Romita Sr. trabalhou para as empresas que se tornariam a Marvel e a DC (respectivamente, Timely Comics e a National Comics). Em 1966, o desenhista iniciou uma jornada de cinco anos trabalhando ao lado de Stan Lee nas primeiras edições dos quadrinhos do Homem-Aranha. Ele criou ou participou da criação de personagens como Rei do Crime, Mary Jane Watson, Luke Cage, Wolverine e diversos coadjuvantes do aranhaverso.

Ao longo de mais de duas décadas, Romita atuou como diretor de arte da Marvel. Em 1996, anunciou uma aposentadoria como funcionário marvete, mas seguiu atuante em outros projetos da Casa de Ideias.

Arquivos

Leia Mais
‘Ms. Marvel’ traz o melhor episódio em quarto capítulo