Indústria Americana
Indústria Americana

‘Indústria Americana’ é o doc favorito para o Oscar?

A gente torce para Democracia em Vertigem, mas a verdade é que entre os documentários indicados para o Oscar existe um favorito. Indústria Americana talvez seja o grande longa da categoria, inibindo as chances da primeira estatueta para o Brasil. Mas será que é a produção da Netflix é tão boa assim?

Na cidade de Ohio, após um momento de crise, um chinês bilionário se aproveita de um terreno abandonado da General Motors para criar sua própria empresa no local, visando atender outras empresas automobilísticas no local. Com a contratação de mais de dois mil trabalhadores para as construções, as perspectivas para a cidade se amplificam, mas com o tempo a forma de trabalhar da China conflita com a dos norte-americanos.

A direção da dupla Steven Bognar e Julia Reichert chama a atenção. O maior mérito de um entrevistador é fazer seu entrevistado relaxar e conversar. Eles vão além, conseguindo momentos de inacreditável espontaneidade. Contando uma história sobre relações trabalhistas, globalização e diferenças culturais. É quase cruel.

Sua câmera nos leva para conversas e tensões em uma evolução comum. O empresário chinês almeja ganhar mais embora venha de um país… Comunista? É curioso ver os Estados Unidos, tão citados pela extrema-direita brasileira, com trabalhadores preocupados com direitos trabalhistas e a formação do sindicato. O desfecho é quase previsível. O Capital sempre vence, faz sentido ir contra? Que debate podemos ter a respeito?

O Oscar é uma festa do cinema norte-americano, que convida pessoas de fora. Indústria Americana é uma produção sobre as relações de trabalho nos Estados Unidos. Difícil pensar em um tema com mais aderência a premiação quando falamos de um filme tão bom. O talento da dupla e a paciência para filmar anos de evolução de uma situação tornam esta uma produção muito mais palpável que Democracia em Vertigem.

O filme ainda ganha o carimbo do casal Barack e Michelle Obama que apoiou a produção através da Higher Ground, sua produtora de histórias. Se a estatueta vier, estará em boas mãos.

Nota: 10

Confira o trailer:

Arquivos

Leia Mais
Bacurau é o grande vencedor do prêmio ABC de cinema