‘Incêndio Oculto’ é magia produzida no Brasil

Leitura do Desafio Popoca 2022 de setembro

Para o Desafio Literário Popoca 2022 de setembro, com o tema fantasia, ficção científica ou realismo fantástico brasileiro, resolvi pegar Incêndio Oculto, livro recém lançado de uma autora que adoro, e pela primeira vez vi lançando um livro em português (ela normalmente escreve em inglês), a Vivian Wolkoff. Dessa vez, ela lançou em conjunto com outra autora, Giselle Almeida, que também é uma ilustradora de mão cheia.

SPOILER FREE

Nessa colaboração, as autoras trazem uma história que mistura magia com tráfico de drogas e crime organizado. Somos apresentados a Katma, uma poderosa bruxa, que está disposta a enormes sacrifícios para tentar ajudar sua irmã, Emily, a superar a trágica morte dos seus pais. O problema é que as duas acabam parando na cidade de Woràk, na Polônia, onde há uma guerra entre a gangue local, os Spust, e a irmandade bruxa da cidade, pelo controle de uma droga alucinógena chamada ferrugem. Num enredo cheio de adrenalina, magia, romance (com direito a boas cenas picantes) e questões complicadíssimas de família, as duas trazem à tona personagens excelentes, que não só ficaram ótimos no papel, mas que, sinceramente, dariam um banho em muita série de fantasia e ação que andei vendo por aí. O trio principal dos Spust, Lilend, Aaron e Pixie, são um show à parte, e eu gostaria de ver mais coisas com eles.

Não sei muito como foi a divisão do trabalho entre as duas autoras, esse é um tema que sempre me deixa curiosa, mas o resultado ficou extremamente divertido, tanto que li o livro muito rápido. A leitura é tão leve que nem me incomodei com os typos da edição em Kindle que comprei no dia do lançamento, e que, bem, até onde já pude perceber, são muito comuns em produções de baixo custo tanto brasileiras quanto gringas.

Para quem quer ler algo bem diferente, produzido no Rio de Janeiro, fica a dica!

Nota 9.

Arquivos

Leia Mais
‘She-Hulk’ contrata roteirista de ‘Rick & Morty’