Cinco fatos sobre a série ‘Manimal’

Homem que se transformava em animais marcou época no Brasil

Assim como Automan, a série Manimal teve o dedo de ouro do produtor Greg A. Larson (1937-2014) e estreou no início dos anos 80 nos Estados Unidos, sendo reprisada muitas vezes aqui no Brasil por diferentes canais de TV. O plot era: Jonathan Chase (Simon MacCorkindale) tem o dom de se transformar em qualquer animal a sua escolha e usa isto para ajudar a polícia a combater o crime.

 

++ Leia também: MacGyver – Profissão: Perigo sete fatos inacreditáveis

++ Leia também: Quatro curiosidades sobre Automan

Listamos aqui alguns fatos que quem curtia Manimal pode não fazer ideia. Confira:

Dificuldade

A ideia da produção não era nada simples de ser executada já que não se usava computação gráfica naquela época e, mesmo nos dias de hoje, o resultado raramente é satisfatório. Quando o roteiro do episódio falava da transformação em animal, profissionais como diretor, designer de set e o de produção além de supervisor de dublês precisavam coordenar com o domador como seriam os movimentos.

Cada animal representava um desafio diferente. A clássica transformação em cobra, por exemplo, exigia um perímetro fechado e isolado para evitar que o animal fugisse. Nada fácil… Veja acima a transformação de Chase, que lembra bastante os efeitos especiais do clipe Triller, de Michael Jackson, e do filme Um Lobisomem Americano em Londres.

Retorno

Larson trouxe Manimal rapidamente de volta no filme O Homem Elétrico (Nightman), sobre um super-herói que ganha superpoderes ao ser atingido por um raio. A série de 1991, porém, desistiu de usar animais de verdade pelos efeitos de computação gráfica. Confira um pedaço do resultado acima.

Manimal também foi referenciado em um episódio de Automan e vice-versa? Confira no vídeo abaixo:

Aparentemente, só os fãs sacaram a referência. Será que você assistiu a este episódio?

Sucesso na França

Houve uma comoção enorme com o cancelamento da série nos Estados Unidos. Críticos franceses reclamaram da relação de norte-americanos com programas de TV indicando que muitas vezes não gostam de programas sem apontar uma razão para isto e que se Manimal fosse uma série francesa possivelmente teria durado mais. Houve uma campanha para que uma produtora francesa mantivesse a produção em pé com o elenco original, mas infelizmente não foi adiante.

Em 1988, uma emissora criou um telefone que dava a opção de espectadores ligassem para escolher qual reprise veriam. Manimal fez o recorde de ligações ser batido.

Roupas

Embora as roupas de Manimal rasgassem durante sua transformação, ele as tinha inteirinhas quando voltava a forma humana.

Magia? Poder? Custo de produção? Adivinha…

Salvador branco?

O superpoder de Manimal viria de uma técnica ou uma espécie de herança originada na… África! Um reboot deveria considerar um ator com uma etnia mais próxima. O que vocês acham?

Arquivos

Leia Mais
Kingdom
Kingdom é a melhor série possível no Netflix