Em ‘Invasão Secreta’ falta política internacional

Parece que série é feita totalmente descolada do que está acontecendo no mundo

Invasão Secreta tem um monte de méritos como novas atrizes e atores no Marvelverso e até mesmo traduzir bem o clima de paranóia da série original das histórias em quadrinhos. Dito isto, os episódios parecem ignorar completamente a conjuntura do que o mundo vive. E isso não é bom para um universo de super-heróis, que está dentro do gênero de realismo fantástico.

++ Leia também: as datas atualizadas de séries e filmes Marvel

Nós queremos acreditar que os super-heróis Marvel estão inseridos em um mundo parecido com o nosso. Caso contrário, passaríamos a questionar porque  Stark Internacional não cria protéses com jatos para portadores de limitações ou porque o Dr. Estranho não atende pessoas comuns de graça um dia por semana como outros magos. A gente sabe que exigir esse grau de fidelização e realismo de um universo com pessoas que são semideuses contraria qualquer suspensão da descrença. O problema é o outro extremo.

Por exemplo, no segundo episódio de Invasão Secreta, Promises, James Rhodes (Don Cheadle) comparece a uma reunião da cúpula de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para responder acusações sobre o envolvimento dos Estados Unidos em um ataque à Rússia. Não há nenhuma menção à Guerra na Ucrânia e há até uma piada inconveniente envolvendo o idioma ucraniano. Uma série de gafes que deixa a gente sem entender qual a intenção da série ao adaptar uma história envolvendo espionagem e superpoderes se ignora a política internacional em uma narrativa para lá de excessivamente americanizada. É quase como se James Bond virasse um ítalo-americano do Texas ao invés de um britânico e fizesse piadas sobre as mortes na Inglaterra durante a pandemia de covid-19.

Se Invasão Secreta terá consequências diretas no Marvelverso é fundamental que a série não ignore a conjuntura internacional que os espectadores já conhecem e respeite povos que sofrem com um mundo tão injusto. Pior do que cenários excessivamente niilistas é desrespeitar a inteligência de quem assiste.

Todos os episódios de Invasão Secreta estão disponíveis no Disney+.

Arquivos

Leia Mais
Projeto quer recontar contos de fadas com viés sombrio