O ano era 1983 e nos Estados Unidos a série Automan era um sucesso em reprises constantes na Manchete, Globo e Record. Como boa parte das origens de ficção científica dos anos 80, a série começava a partir de um acidente envolvendo energia elétrica quando o perito da polícia (!) Walter Nebicher (Desi Arnaz Jr.), via um holograma que criou (!!) se tornar real após uma sobrecarga (!!!).
++ Leia também: MacGyver – Profissão: Perigo sete fatos inacreditáveis
++ Leia também: Cinco fatos sobre Manimal
“Você pode fazer qualquer coisa porque não é real”, dizia Walter. Apesar de muito amada no Brasil, Automan teve apenas uma temporada frequentemente reprisada. Listamos aqui quatro curiosidades sobre a série:
Inspiração
A ideia de um holograma vivo e seus efeitos veio com o sucesso de… Tron: Uma Odisséia Eletrônica. Lançado em 1982, o filme inspirou o produtor Donald Kushner e o diretor Glen A. Larson a fazer uma série sobre um herói gerado por computador que interagisse na vida real quase um ano depois. Confira a abertura em português acima.
Custo
Cada episódio da série custava milhões de dólares devido aos efeitos especiais e isso acabou sendo decisivo para que a série fosse interrompida. Na verdade, Automan era a mais cara produção da TV à época em que foi lançado.
Automan das Estrelas
O ator Chuck Wagner compôs seu personagem inspirado em um certo James T. Kirk (William Shatner), protagonista de Jornada nas Estrelas. Como um grande fã da série e de Shatner, ele tentou que Automan soasse da mesma forma e com o mesmo charme. Será que ele conseguiu?
Comeback
Em 2017, Automan voltou! Mas calma, não foi outra série. Chuck Wagner topou retornar para o papel para uma participação especial no curta-metragem Hewlogram, do diretor Aharon Rabinowitz. O ator só concordou em voltar para o papel depois que leu uma emocionante carta em que Rabinowitz explicava como o herói havia sido importante na sua infância. Confira acima.
E tudo isso com Automan tendo uma temporada na TV… Será que valeria trazer de volta com novos efeitos especiais?