Como o coronavírus tem afetado a cultura pop?

Se espalhando em ritmo alarmante pelo mundo, o coronavírus começa a afetar também a cultura pop. Na China, por exemplo, mais de 70 mil cinemas foram fechados, o que afetou os lançamentos de Mulan e 007 – Sem Tempo para Morrer.

Segundo o The Hollywood Reporter, a China perde apenas para os Estados Unidos em número de salas de cinema (somente salasIMax são 680 na China, no Brasil há 11), o que torna o impacto do vírus enorme. O coronavírus também afeta a abertura de estruturas como teatros, casas de shows e parques de diversão, podendo causar um prejuízo estimado em até US$ 2 bilhões na bilheteria de 2020. A estimativa torna-se ainda mais pessimista porque muitos lançamentos aguardavam as festividades do ano novo chinês: celebrado em 25 de janeiro.

O lançamento de filmes chineses no resto do mundo também é afetado. O governo chinês só permite a distribuição internacional de produções depois da estreia local. Algumas distribuidoras têm optado por fazer seus lançamentos em serviços de streaming, o que prejudicou diretamente redes de cinema e exigem intervenção governamental. Até mesmo o grupo de K-Pop BTS teve que cancelar sua turnê na China devido ao problema.

Fora da China, o próximo filme da franquia Missão Impossível teve suas filmagens adiadas. A produção tinha cenas na Itália, país afetado pelo Coronavírus. O vírus foi confirmado em quatro continentes, incluindo a América do Sul. Há somente um caso registrado no Brasil até agora.

Arquivos

Leia Mais
Atriz critica fala de Sansa sobre estupro