Netflix e Marvel
Netflix e Marvel

Como escrever uma série (ou filme) para a Netflix?

Fique atento às oportunidades e saiba como você pode chegar lá

É um caminho difícil, mas possível conseguir ver sua série ou filme no catálogo da Netflix. Tenha ou não experiência, qualquer roteirista ou produtor pode aspirar esse caminho desde que comece por dois passos básicos:

a) Ter um bom projeto. E para chegar nesse primeiro passo é preciso escrever e reescrever muitas vezes. Uma ideia de um parágrafo ou uma folha (ainda) não é um projeto. É necessário escrever pelo menos um episódio piloto e seu argumento no caso de uma série ou o roteiro completo e o argumento no caso do filme. Um bom projeto terá além disto muitas folhas falando do conceito ou talvez uma bíblia da sua história além do orçamento da série.

Se você não sabe escrever as duas primeiras coisas, procure um roteirista mais experiente ou faça cursos de roteiro e estude muito. Se não faz ideia de como orçar uma produção, procure um produtor ou uma produtora (falo disso mais abaixo) e tente falar do seu roteiro. Não tente atalhos porque o máximo que você vai conseguir é a cara feia de um executivo da plataforma de streaming.

Se você quer uma indicação de curso, o roteirista Douglas Jansen (Crises Inúteis) tem um curso online que é um ótimo começo. Clique aqui e comece.

b) Ser resiliente. Todo roteirista ou produtor profissional tem cerca de dez novos projetos sendo discutidos ou trabalhados por mês para que um ou outro seja aprovado e pague as contas. Daí o ciclo recomeça.

É uma corrida contra o tempo ou enxugar o gelo? Talvez as duas coisas. Quem quer trabalhar com filmes e cinema está sempre tomando cem vezes mais “não” do que “sim” na maioria dos casos porque são muitas conversas até que uma empresa como a Netflix ou uma produtora grande confie na sua história e, principalmente, confie em você. Sim, se este é o seu primeiro projeto ninguém te conhece ou sabe se você é capaz de escrever todos os roteiros depois de aprovado então se prepare.

Depois destes dois passos básicos você já tem muitas milhas para trás e outro tanto pela frente. Talvez isso seja só 20% do caminho para ter uma série aprovada, mas é a parte mais importantes sem o qual você não terá nada. Novamente, tentar entregar só um roteiro ou uma folha com um resumo só vai fazer um executivo da Netflix perder seu tempo. Por isso, recomendamos fortemente que você siga o caminho acima.

E depois de tudo isso, a jornada da sua série ou história é a seguinte:

C) Apresente seu projeto para consultores ou gente mais experiente. Depois de tanto tempo investido pode ser ainda buscar mais feedbacks ao invés de enviar emails. Mas muitas vezes é nesses encontros e leituras que um ex-professor ou um amigo que trabalha com cinema ou TV pode encurtar o caminho direto para o setor da plataforma que avalia projetos. No pior cenário, você terá uma pessoa com mais conhecimento que você falando sobre seu projeto e ajudando você a melhorar.

D) Faça uma apresentação gráfica e gramaticamente 100%. Muitas vezes um projeto com um português ruim ou com uma impressão pobre, deixa a apresentação de tudo comprometida. E causa uma impressão negativa que dificulta as coisas. Vale a pena gastar um pouquinho com um revisor ou uma gráfica para ter várias cópias do seu projeto.

E) Chegou o dia! Como fazer seu projeto de série ou filme chegar até a Netflix? Se você já esgotou todos os passos anteriores e não recebeu nenhum contato da plataforma de streaming, ainda não é hora de desanimar. Recomendamos dois caminhos para quem chegou até aqui:

Vá a eventos de negócios do audiovisual: O Rio2C, antigo Rio Content ou a Expocine, permitem inscrições para apresentação de projetos aos maiores players mediante pagamento. A Netflix se inclui entre os interessados assim como a Amazon Prime Video, HBO e outros. Você paga, inscreve seu projeto e diz quais empresas você gostaria de apresentar. Se tiver algo bom nas mãos, vão querer conversar com você o que já é um sinal positivo mas ainda depende de outro caminho.

Outra opção é buscar uma produtora. Você já havia ouvido falar da Boutique Filmes? A produtora foi a primeira a produzir uma série para a Netflix com o sucesso 3% e outros vieram. Desde então, outras produtoras já apresentaram e tiveram projetos aprovados muitas vezes que começam com um colaborador externo. Lembre-se de documentar todos os encontros e procurar um advogado na hora de assinar o acordo. Afinal, esta história é sua. 🙂

Este post é atualizado regularmente com novas informações. Mantenha esta página aberta

Arquivos

Leia Mais
‘Os Ventos do Inverno’ mudará revelação de Hodor