Como ‘Alf’ acabou duas vezes

Após final melancólico de série, especial para a TV deu um desfecho bem humorado ao simpático habitante de Melmac

Entre 1986 e 1990, ALF, o Eteimoso fez o sucesso e alegria de muitas pessoas, inclusive no Brasil nas reprises de domingo da TV Globo. Claro, que a poderosa dublagem de Orlando Drummond teve um enorme papel nisso. Na série, a família Tammer acidentalmente abrigava um alienígena do planeta Melmac para protegê-lo do governo norte-americano. Tudo de uma forma muito bem-humorada… Porém, o final da quarta temporada não teve muita graça.

++ As cinco maiores mentiras da cultura nerd

++ Pedrita parou a TV norte-americana quando nasceu

No episódio Consider Me Gone, Alf finalmente consegue uma forma de reencontrar sua raça e voltar à Melmac. Ele se despede da família Tammer, mas… A força-tarefa em seu encalço finalmente descobre tudo e o captura. Confira no vídeo abaixo:

A ideia é que uma quinta temporada concluísse esse plot, mas a produção foi cancelada deixando no ar uma das cenas mais tristes de todos os tempos. Afinal, Alf tinha feito sucesso com um público de todas as idades e além de gatos não fazia mal a ninguém. O desfecho que foi ao ar deixava implícito que ele teria uma vida longe da simpática família Tammer, nas mãos do governo dos Estados Unidos e, possivelmente, sendo torturado ou vítima de exames que jamais acabassem. Algo bem distópico e fora do clima da série.

Talvez por isso, quase seis anos depois um especial para a TV trouxe um novo final para nosso querido melmaquiano. Project: Alf, que acabou inédito na TV brasileira, é um especial de TV de uma hora e meia que dá um destino bem melhor para o simpático alienígena. O filme pode ser visto no Youtube:

Curiosamente, o filme não se preocupou em trazer de volta os Tammer, que simplesmente estariam na Islândia em um programa de proteção à testemunha. Rumores pós-cancelamento da série, dizem que os atores não gostavam das longas tomadas da série e de dividir a cena com um “personagem de pelúcia” que tinha as melhores falas. Max Wright, patriarca os Tammer, admitiu publicamente sua insatisfação embora gostasse de receber cartas de fãs.

No enredo, Alf é mostrado exatamente como o deixamos. Conquistou muitos simpatizantes na base militar em que foi deixado mas também causa preocupação a um general interpretado por Martin Sheen que almeja destrui-lo. Felizmente, o capitão Rick Mullican (William O’Leary) e a major Melissa Hill (Jensen Daggett) resolvem protegê-lo quando descobrem que o projeto será finalizado assim como o nosso melmaquiano.

Com uma hora e meia, muito acima dos trinta minutos usuais dos capítulos da série, Project: Alf usou o que seria o enredo da quinta temporada, que jamais existiu. Ou seja, os primeiros vinte a trinta minutos apresentam Alf vivendo em uma base militar. Até mesmo gravações dos experimentos do personagem mostravam que seis anos se passaram com ele criando muita confusão e pouquíssima compreensão sobre sua fisiologia e Melmac.

No final do especial, tudo acaba do jeito mais Alf possível. Ao invés de preso, ele é promovido a um embaixador de Melmac na Terra e ganha dois novos amigos. Apesar disso, tanto tempo depois e em um novo formato, Project: Alf acabou rejeitado por muitos fãs. Pelo menos, sabemos que ele terminou feliz. Em 2018, houve notícias de um possível comeback do personagem mas que jamais se confirmou.

Arquivos

Leia Mais
Bastidores de ‘No way of Home’ revelados em vídeo. Assista!