‘Better Days’ – o melhor filme indicado ao Oscar?

'Shaonian de ni' é um dos melhores filmes da cerimônia

Escolhido pela China como seu concorrente ao Oscar, Better Days (Shaonian de ni no nome original) talvez seja o mais imperdível filme de um ano muito complicado para a cerimônia. Concorrendo com filmes que estrearam apenas em plataformas de streaming, o longa-metragem dramático do diretor Derek Tsang estreou em 2019 mas acabou entrando na edição deste ano.

++ Druk: um filme sobre permanecer bêbado

Better Days aborda um tema difícil no mundo inteiro, incluindo o oriente: o bullying. Com o selo “baseado em fatos reais”, o filme parte de um caso real e dramatiza com um ritmo ágil e uma edição segura. Nada convencional, o filme dirigido ou escrito de outra forma poderia soar clichê, mas Tsang o torna absolutamente singular. É uma aula de cinema quase tão impactante quanto Parasita.

A estudante Chen Nian (Dongyu Zhou) tem uma mãe irresponsável, mas estuda arduamente para ser aprovada na melhor universidade e conseguir ascender socialmente. As vésperas do vestibular, o assédio moral que sofre nas mãos de Wei Lai (Ye Zhou) torna-se insuportável quando subitamente ela salva a vida de Xiao Bei (Jackson Yee), jovem maior de idade e que passa a protegê-la dos maus tratos. Mas há um limite do quanto o casal pode se apoiar mutuamente.

Better Days:
Better Days: Dongyu Zhou e Jackson Yee têm química na tela e uma atuação impecável

Se é repetitivo elogiar a direção, vale um parágrafo a parte para cada ator do filme. Dongyu Zhou e Jackson Yee têm uma atuação firme na tela ao lado da antagonista Ye Zhou. Não há perdas de ritmo ou energia em nenhuma cena. Impressiona que tenham sido esquecidos pela Academia nas categorias referentes a atrizes e atores. Que o público nunca se esqueça deste filme.

Nota: 10 e aplaudindo de pé!

Confira o trailer:

Arquivos

Leia Mais
Saiba como foi a transformação de Colin Farrell em Pinguim