Porque Halle Bailey é a (nossa) Nova Ariel

Na última quarta-feira (3), a Disney divulgou a atriz Halle Bailey como a intérprete de Ariel no live action de Pequena Sereia. Atriz e cantora afro-americana, Bailey é conhecida no cenário musical por ter um duo com sua irmã Chloe chamado Chloe x Halle, abriram alguns shows de Beyoncé, participando também de videoclipes. Como atriz, performou como protagonista em Grown-ish e fez algumas outras participações pequenas.

Desde o momento de decisão da Disney, principalmente pela coloração da pele de Halle. Os argumentos contra a escolha giram em torno da cor do cabelo de Ariel e de que a Disney estaria forçando uma “representatividade irritante” para consertar o passado. Ou que estariam tentando ganhar um dinheiro sujo em cima do assunto.

Acredito que a revolta foi causada pela tentativa de diminuir o whitewash. Talvez por querer também de corrigir a grande lacuna da representatividade negra nos contos clássicos. Mas nada por dó, e sim pela vontade de cooperar com algo que não esteve em pauta anos atrás. Por muitas vezes os personagens são embranquecidos tornando-os “aceitáveis” ou mesmo por não serem considerados importantes para a trama. Mulan, Pocahontas e T’Challa são um tipo diferente de personagem, por ter um envolvimento cultural. Já Ariel, não tem essas questões, podendo ser interpretada por qualquer uma que esteja dentro das exigências da Disney.

Posso dizer que Bailey tem talento, e pode se sair muito bem no papel. Conheça melhor o trabalho de Halle com estas apresentações. Primeiro, ela cantando com sua irmã uma música de… Beyonce:

E a inesquecível e clássica Unforgatable. Ouça de olhos fechados:

Arquivos

Leia Mais
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres
‘O Senhor dos Anéis: As Duas Torres’ é um rito de passagem