1899: diretor descarta plágio

"Nunca faríamos isso"

Baran bo Odar, um dos criadores de 1899 e diretor da série, comentou as acusações de plágio feitas pela brasileira Mary Cagnin. De acordo com a quadrinista, a série teria semelhanças que indicariam claramente uma referência a Black Silence, sua graphic novel que foi divulgada na Europa. O alemão discorda.

++ Leia também: série é mais um acerto da dupla alemã

Ao responder um comentário de apoio, o diretor descartou quaquer hipótese de ter plagiado outros trabalhos em 1899. “Como já mencionei: infelizmente, não conhecemos esta artista, seu trabalho ou seus quadrinhos. Nós nunca roubaríamos o trabalho de outra artista, pois sentimos que somos artistas também. Entramos em contato com ela, então espero que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho, e peço por mais amor ao invés de ódio”.

Logo depois das acusações, usuários do twitter no Brasil ajudaram a repercutir o fio que Mary Cagnin divulga as similaridades que viu na série. Algumas pessoas concordaram e outras trouxeram mais semelhanças. Mesmo com bo Odar falando de contato com a artista, a thread continua com as acusações e a ilustradora afirmou que “o caso já está sendo tratado legalmente”.

O POPOCA leu a graphic novel e viu toda temporada de 1889 sem notar elementos que demonstrem claramente plágio, especialmente por serem enredos muito diferentes. Uma busca por “pirâmide negra” no google, por exemplo, leva a diversos resultados no google comprovando que é uma imagem relativamente comum e que pode ser usada em diferentes universos.

Arquivos

Leia Mais
série do Demolidor é cancelada
Trailer da terceira temporada de demolidor