Quem é o Dr. Silvana, arqui-inimigo de Shazam?

Interpretado pelo ator Mark Strong em Shazam!, o Dr. Silvana é um dos mais tradicionais vilões do universo DC. Mas afinal, quem é este arqui-inimigo do Capitão Marvel?

O Dr. Silvana surge na primeira história do então Capitão Marvel, em Whiz Comics #2, da Fawcett Comics. O gibi foi publicado em 1940 e termina, obviamente, com o super-herói impedindo os planos do vilão.

Afinal, quem é o Dr. Silvana?

Mas até nos gibis, esta origem mudou. Se em boa parte da cronologia DC, o Dr. Silvana era um vilão que sempre participava de associações de supervilões, após Os Novos 52, sua criação se alterou.

Dr. SilvanaEle passa a ser um cientista que, desesperado para salvar a própria família (a mulher e quatro filhos), passa a estudar a magia e liberta o Adão Negro no processo. No processo, Silvana passa a ser cego de um olho (com o qual passa a ser capaz de enxergar magia). Não apenas isso, mas ele se transforma de um sujeito com bom porte físico em uma versão magra e, cada vez mais próxima do que a que conhecemos nos quadrinhos.

Não precisa ser exatamente culto para entender que o visual aproxima o Dr. Silvana do arquétipo do cientista louco. Nos quadrinhos, além do olho-capaz-de-ver-magia, ele também descobre uma fórmula matemática que quando recitada o permite atravessar objetos, se tornando praticamente impossível de ser aprisionado.

Shazam! estreia nos cinemas no dia 5 de abril. Quem veremos?

Please follow and like us: