Oscars: ‘O Som do Silêncio’ se impõe

Longa da Amazon Studios é uma das surpresas da corrida cinematográfica

No nome original O Som do Silêncio chama-se The Sound of Metal, que é uma ambiguidade entre o metal de heavy metal e o som metálico que aparelhos auditivos frequentemente causam. O duplo sentido acabou perdido na tradução ruim, que acaba direcionando a interpretação do filme. Apenas uma curiosidade que não impede de considerar o filme da Amazon Prime Video muito bom.

++ Por que o Oscar 2021 já entrou para a história?

Ruben (Riz Amed, primeiro muçulmano a concorrer ao Oscar na categoria de melhor ator) é baterista de heavy metal de uma dupla com sua namorada Lou (Olivia Cooke). Ele nota que começa a perder a audição devido a carreira artística e precisa buscar caminhos para aprender a conviver com a surdez enquanto tenta recuperar sua vida. E será possível?

O Som do Silêncio: Riz Ahmed é o primeiro muçulmano a concorrer como melhor ator
O Som do Silêncio: Riz Ahmed é o primeiro muçulmano a concorrer como melhor ator

Se Ahmed é a grande estrela, a direção de Darius Marder é preciosa ao nos transportar para o lugar de fala e de sentido de alguém que está perdendo a audição. De forma simples e criativa, o diretor vai nos conduzindo até uma história quase com ares de fábula realista, mas que se impõe como um drama de altíssimo nível. O Som do Silêncio talvez seja menos favorito ao Oscars do que devesse.

O filme ainda traz a preciosa atuação de Paul Raci, indicado na categoria de melhor ator coadjuvante. Sua presença embala um filme de atuações formidáveis, que já aguarda na estante o inevitável oscar de melhor som. Trabalho primoroso da dupla Nicolas Becker e Phillip Bladh. Tomara que não seja só esse.

Nota: 9

Siga o POPOCA no Instagram

Clique aqui e faça seu cadastro na Amazon Prime Video. Confira o trailer do filme:

 

Arquivos

Leia Mais
Soul: Uma animação muito especial