Gigantes adormecidos – Sleeping giants

Esse foi um livro que escolhi para ler para o tema uma história que se passa no futuro, e que eu comprei numa promoção da Amazon porque achei a premissa interessante, porque estava muito bem indicado pela internet, e, por fim, porque achei que o autor era mulher.

Algumas explicações necessárias: Primeiro, eu gosto de me desafiar lendo coisas diferentes, por isso a escolha de um tema que eu não costumo ler com frequência; Segundo, Sylvain Neuvel não é mulher, apesar dos melhores personagens do livro serem femininas (o que já valeu a pena); Terceiro, o livro é de ficção científica, mas não é clara a época em que se passa a história, então não posso afirmar que ela se passa no futuro, mas eu vou ignorar isso; Quarto, apesar disso tudo valeu muito ter comprado e lido o livro.

SPOILER FREE

O livro é muito original, não só em termos de enredo e de personagens (amei todos eles, mas especialmente as personagens femininas, que são maravilhosas), mas também em formato. Ele é todo escrito em forma de arquivo, como se você tivesse acompanhando os registros de um caso do governo, com direito a diários de bordo e entrevistas (tem mais entrevistas do que qualquer outra modalidade, mas isso também é original). Por conta dessa característica, confesso que estou doida para ver uma adaptação para cinema ou televisão, ficaria lindo.

O único defeito do livro é que ele tem uma continuação, e o final desse volume é um senhor gancho que torna difícil o leitor se controlar e não comprar logo o volume seguinte (estou exercitando fortemente o meu autocontrole desde então). E eu detesto ganchos desse tipo, acho jogo sujo.

Em linhas gerais, o livro tem uma série de entrevistas conduzidas por um personagem que ninguém sabe quem é (ele parece um desses agentes de agências que formalmente não existem), que conversa com diversas pessoas envolvidas num projeto gigantesco envolvendo uma espécie de robô gigante que se supõe que foi criado por extraterrestres quando o ser humano ainda vivia na idade da pedra. Por motivos óbvios, o livro tem uma pegada um tanto de anime japonês. O que, para mim, é positivo.

Sleeping Giants, lançado em 2016 no Brasil com o título Gigantes Adormecidos, é um dos livros de ficção científica mais interessantes que já li, e espero que a continuação entre logo em promoção, porque quero saber como a história continua!

Nota 10!

Please follow and like us: