Afinal de contas, é Shazam ou Capitão Marvel?

A verdade é que as duas respostas estão corretas, mas atualmente o personagem é conhecido como Shazam. Toda vez que alguém pergunta: Shazam ou Capitão Marvel? Está em dúvida, com uma questão polêmica.

O início

Inicialmente, o personagem foi publicado pela Fawcett Comics, nos anos 1940. A DC processou a editora alegando plágio do Super-Homem. E ganhou! Com o tempo, a editora resolveu ceder o personagem de vez para a DC, que acabou o usando várias vezes com seu nome original.

Mar-Vell

Foi no fim dos anos 60, que a Marvel resolveu que precisava de um Capitão Marvel para chamar de seu. A ideia de Mar-Vell não era só povoar o lado cósmico da editora, mas garantir que um gibi com este nome  fosse propriedade apenas da Marvel Comics. Quando seu homônimo voltou pela DC Comics, precisaria de um gibi com outro nome.

Mesmo após ser definitivamente incorporado pela DC em seu universo nos anos 90, o alter ego de Billy Batson seguiu com este nome até que veio… A saga Os Novos 52. Com ela, todo universo foi refeito e o personagem passou a se chamar Shazam, originalmente a palavra mágica e também a junção de: Inteligência de Salomão, força de Hércules, invencibilidade de Aquiles, poder de Zeus, vigor de Atlas e velocidade de Mercúrio.

Apesar disso, sempre foi comum muita gente se referir ao Capitão Marvel como “o Shazam”. Ou seja, não há tanta mudança assim.

Please follow and like us: