Logo depois de Charisma Carpenter criticar publicamente Joss Whedon foi a vez de Sarah Michelle Gellar, que interpretou a caça-vampiros Buffy por anos. Em posicionamento em suas redes sociais, a atriz não falou de nenhum abuso que tenha sofrido, mas ficou ao lado das vítimas.
++ Retrô Nerd: Buffy – Primeira temporada
Confira:
“Enquanto sou orgulhosa de ter meu nome associado a Buffy Summers, não quero estar associada ao nome Joss Whedon para sempre. Estou mais focada em cuidar da minha família e sobreviver a atual pandemia então não farei mais nenhum pronunciamento por agora. Mas estou do lado de todos os sobreviventes de abuso e estou orgulhosa que estejam falando”, declarou.
Além de Sarah, a atriz Amber Benson, que interpretou Tara Maclay em Buffy, também se pronunciou e ficou ao lado de Charisma. As duas se encontram recorrentemente em convenções de fãs da série e ela descreveu o set de filmagem da série como tóxico. “Nós ainda estamos processando o que ocorreu vinte anos depois”.
Buffy was a toxic environment and it starts at the top. @AllCharisma is speaking truth and I support her 100%. There was a lot of damage done during that time and many of us are still processing it twenty plus years later. #IStandWithRayFisher #IStandWithCharismaCarpenter https://t.co/WJAmDGm76C
— Amber Benson (@amber_benson) February 10, 2021
Curiosamente, Amber e Charisma jamais contracenaram juntas em Buffy já que a entrada de Tara ocorreu justamente quando Cordelia mudou para Angel. Na época, sua personagem viveu um romance lésbico com Willow (Allyson Hannigan).
Entre as críticas de Charisma Carpenter a Whedon, estaria o fato do diretor se referir a atriz como “gorda” durante o período em que estava grávida de seu primeiro filho. Ela também teria tido os apelos para redução de suas horas de trabalho durante a gravidez negados e ainda fora demitida com a justificativa de que teria sabotado a produção ao… Engravidar! Sua personagem retornou no fechamento de Angel.
O desabafo da atriz veio no rastro das investigações envolvendo as acusações do ator Ray Fisher, sobre abusos que ocorreram em Liga da Justiça. “Acredito que Ray é uma pessoa de integridade que está falando a verdade. Sua demissão como Cyborg foi a gota d’água para mim. Apesar de não estar surpresa com isto, estou muito comovida a respeito. Me incomoda e me entristece que em 2021 os profissionais AINDA tenham que escolher entre denunciar no local de trabalho e segurança no emprego”, criticou Charisma.