Assassinos da Lua das Flores é o novo filme de Martin Scorsese e chega aos cinemas em 19 de outubro.
Assassinos da Lua das Flores é o novo filme de Martin Scorsese e chega aos cinemas em 19 de outubro.

Previsões finais para os vencedores do Oscar 2024

Oppenheimer representará para Nolan o mesmo que Os Infiltrados para Scorsese: a Academia usando um filme para premiar toda a carreira de um cineasta

A safra de longas que disputam o Oscar de melhor filme neste ano de 2024 é, provavelmente, a melhor desde que a Academia aumentou a quantidade de possíveis indicados para dez. E, neste ano em que Scorsese provou estar em plena forma artística com um dos filmes mais contundentes de toda a sua carreira, e diretoras que acumulam a função de roteiristas brilharam intensamente, como nos casos de Celine Song, Justine Triet e Greta Gerwig, respectivamente com Vidas Passadas, Anatomia de uma Queda e Barbie, tudo leva a crer que a Academia consagrará a obra de um cineasta que conseguiu o raro feito de se tornar uma grife bem sucedida, fazendo filmes autorais que também são blockbusters: o britânico Christopher Nolan.

Se dependesse unicamente das minhas preferências, Assassinos da Lua das Flores levaria as estatuetas de melhor filme, direção, atriz e roteiro adaptado (nesta categoria, sequer foi indicado). Deixaria a Oppenheimer os prêmios de melhor ator, ator coadjuvante e fotografia, destinando a Anatomia de uma Queda as estatuetas de filme internacional (só não vai ganhar esse Oscar porque a França bobeou e decidiu selecionar outro filme, O Sabor da Vida, que nem indicação conquistou), roteiro original e edição, enquanto O Menino e a Garça levaria melhor longa de animação e trilha sonora (outro esquecimento da Academia, que ignorou o belo trabalho de Joe Hisaishi).

Mas enfim, premiações servem pra isso mesmo: despertar polêmicas e reconhecer talentos. Nem sempre os melhores ganham, mas a vida é assim mesmo, não? Tergiversações à parte, eis os meus palpites para os vencedores deste Oscar 2024.

 

  • Melhor Filme: Oppenheimer
  • Melhor Direção: Christopher Nolan (Oppenheimer)
  • Melhor Atriz: Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)
  • Melhor Ator: Cillian Murphy (Oppenheimer)
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)
  • Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
  • Melhor Roteiro Adaptado: Cord Jefferson (American Fiction)
  • Melhor Roteiro Original: Justin Triet e Arthur Harari (Anatomia de uma Queda)
  • Melhor Fotografia: Hoyte Van Hoytema (Oppenheimer)
  • Melhor Canção Original: Billie Eilish e Finneas O’Connell por “What Was I Made For?” (Barbie)
  • Melhor Trilha Sonora: Ludwig Göransson (Oppenheimer)
  • Melhor Filme Internacional: Zona de Interesse (Reino Unido)
  • Melhor Longa de Animação: O Menino e a Garça
  • Melhor Documentário: 20 Days in Mariupol
  • Melhor Figurino: Jacqueline Durran (Barbie)
  • Melhor Maquiagem e Penteados: Kazu Hiro, Kay Georgiou e Lori McCoy-Bell (Maestro)
  • Melhor Design de Produção: James Price, Shona Heath e Zsuzsa Mihalek (Pobres Criaturas)
  • Melhor Som: Willie Burton, Richard King, Gary A. Rizzo e Kevin O’Connell (Oppenheimer)
  • Melhor Edição: Jennifer Lame (Oppenheimer)
  • Melhores Efeitos Visuais: Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Tatsuji Nojima (Godzilla Minus One)
  • Melhor Curta-Metragem: A Incrível História de Henry Sugar
  • Melhor Curta Animado: Letter to a Pig
  • Melhor Curta Documentário: The ABCs of Book Banning

Arquivos

Leia Mais
‘Origens Secretas’: um filme de amor para Comics
Verified by MonsterInsights