A safra de longas que disputam o Oscar de melhor filme neste ano de 2024 é, provavelmente, a melhor desde que a Academia aumentou a quantidade de possíveis indicados para dez. E, neste ano em que Scorsese provou estar em plena forma artística com um dos filmes mais contundentes de toda a sua carreira, e diretoras que acumulam a função de roteiristas brilharam intensamente, como nos casos de Celine Song, Justine Triet e Greta Gerwig, respectivamente com Vidas Passadas, Anatomia de uma Queda e Barbie, tudo leva a crer que a Academia consagrará a obra de um cineasta que conseguiu o raro feito de se tornar uma grife bem sucedida, fazendo filmes autorais que também são blockbusters: o britânico Christopher Nolan.
Se dependesse unicamente das minhas preferências, Assassinos da Lua das Flores levaria as estatuetas de melhor filme, direção, atriz e roteiro adaptado (nesta categoria, sequer foi indicado). Deixaria a Oppenheimer os prêmios de melhor ator, ator coadjuvante e fotografia, destinando a Anatomia de uma Queda as estatuetas de filme internacional (só não vai ganhar esse Oscar porque a França bobeou e decidiu selecionar outro filme, O Sabor da Vida, que nem indicação conquistou), roteiro original e edição, enquanto O Menino e a Garça levaria melhor longa de animação e trilha sonora (outro esquecimento da Academia, que ignorou o belo trabalho de Joe Hisaishi).
Mas enfim, premiações servem pra isso mesmo: despertar polêmicas e reconhecer talentos. Nem sempre os melhores ganham, mas a vida é assim mesmo, não? Tergiversações à parte, eis os meus palpites para os vencedores deste Oscar 2024.
- Melhor Filme: Oppenheimer
- Melhor Direção: Christopher Nolan (Oppenheimer)
- Melhor Atriz: Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)
- Melhor Ator: Cillian Murphy (Oppenheimer)
- Melhor Atriz Coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)
- Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
- Melhor Roteiro Adaptado: Cord Jefferson (American Fiction)
- Melhor Roteiro Original: Justin Triet e Arthur Harari (Anatomia de uma Queda)
- Melhor Fotografia: Hoyte Van Hoytema (Oppenheimer)
- Melhor Canção Original: Billie Eilish e Finneas O’Connell por “What Was I Made For?” (Barbie)
- Melhor Trilha Sonora: Ludwig Göransson (Oppenheimer)
- Melhor Filme Internacional: Zona de Interesse (Reino Unido)
- Melhor Longa de Animação: O Menino e a Garça
- Melhor Documentário: 20 Days in Mariupol
- Melhor Figurino: Jacqueline Durran (Barbie)
- Melhor Maquiagem e Penteados: Kazu Hiro, Kay Georgiou e Lori McCoy-Bell (Maestro)
- Melhor Design de Produção: James Price, Shona Heath e Zsuzsa Mihalek (Pobres Criaturas)
- Melhor Som: Willie Burton, Richard King, Gary A. Rizzo e Kevin O’Connell (Oppenheimer)
- Melhor Edição: Jennifer Lame (Oppenheimer)
- Melhores Efeitos Visuais: Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Tatsuji Nojima (Godzilla Minus One)
- Melhor Curta-Metragem: A Incrível História de Henry Sugar
- Melhor Curta Animado: Letter to a Pig
- Melhor Curta Documentário: The ABCs of Book Banning