A saída de Zack Snyder de Liga da Justiça sempre foi relacionado à sua filha Autumn Snyyder, que se suicidou com apenas vinte anos. Logo após sua morte, o diretor se afastou das filmagens e Joss Whedon foi anunciado. A relação parecia tão evidente que acabou virando oficial, mas agora Snyder revela que não foi bem assim.
++ Ray Fisher afirma que aguarda desculpas da Warner
Em entrevista à Vanity Fair, Zack Snyder explicou que tudo começou depois da reação mista à Batman Vs Superman. Kevin Tsujihara, então CEO da Warner, pediu que Geoff Johns, chefe de criação da DC Entertainment, e Jon Berg, chefe de produções do estúdio, deveriam acompanhar as filmagens no set. O motivo eram as reações ao filme. Batman Vs Superman era um enredo sombrio, distópico e com pouquíssimo humor. Afinal de contas, era um filme com a cara de Snyder e muitos fãs queriam que fosse a cara dos dois personagens.
“Eles não eram ameaçadores. Simplesmente senti que as ideias que eles tinham, em que estavam tentando adicionar humor e coisas assim, não eram nada muito afrontoso”, minimizou Snyder ao se referir a Berg e Johns.
Mas em janeiro de 2017 a coisa degringolou de vez. Snyder mostrou seu primeiro corte para Liga da Justiça e a Warner exigiu que a produção tivesse que ser reduzida entre outras mudanças. “Como conseguiria apresentar seis personagens e um alienígena com potencial para dominação mundial em duas horas? Quer dizer, posso fazer, pode ser feito. Claramente foi feito, mas não via como”, explicou.
Segundo Snyder foi neste momento que Joss Whedon subiu no barco. Inicialmente, o diretor e roteirista de Vingadores havia chegado para reescrever algumas cenas enquanto trabalhava em um filme da Batgirl, que acabou cancelado. Mas com o tempo, a Warner foi dando mais espaço e poder para o recém-chegado e antes mesmo da saída de Snyder, ele já estava filmando algumas cenas.
“Nós apenas perdemos a vontade de lutar em muitos sentidos. Todos nós, a família toda, estávamos tão quebrados que ter essas conversas no meio daquilo realmente se tornou… Estava meio ‘sério?’. Francamente acho que fizemos a coisa certa, porque acho que ou ficaríamos incrivelmente briguentos, ou desistiriamos”, explicou Snyder falando também de Deborah Snyder, sua esposa e produtora.
O final foi melancólico. O diretor sequer assistiu a versão que foi aos cinemas e dividiu opiniões, desaconselhado por Deborah e Christopher Nolan, que também foi produtor-executivo. “Eles só disseram ‘você nunca pode ver esse filme’”, relembrou
De acordo com a reportagem, apenas o lançamento do HBO Max e várias coincidências tornaram possível que o Snyder Cut pudesse vir ao ar. Ao contrário do que o “cut” (corte) possa sugerir, a nova produção não é apenas algo feito nas ilhas de edição mas incluiu até mesmo novas filmagens como a presença de Jared Leto como Coringa. Snyder revelou ainda que Autumn foi um dos motivos para a retomada, como uma forma de celebra-la. Com quatro horas de duração, o filme tem estreia prevista para 18 de março.