Apesar do tempo, Thundercats é um desenho (e uma marca) irresistível, especialmente para os fãs que cresceram com a animação original exibida na TV aberta. Criado por Tobin Wolf, Leonard Starr, and Rankin/Bass Productions, a produção concretizada no Japão – que nunca viu o desenho – era de uma sofisticação incomum à época e trouxe um background marcante até hoje com muitas histórias envolvendo Thundera e o Terceiro Planeta. Mas então, por que foi cancelado?
++ Leia também: Cinco fatos que você NÃO sabia sobre os Filhos de Thundera
++ Todo mundo já esqueceu essas cinco coisas inacreditáveis sobre Lion & cia.
De acordo com o Looper, como Thundercats era uma animação com 65 episódios as emissoras começaram a não achar que valia a pena investir em um desenho animado já consolidado e conhecido pela audiência ao invés de apostar em novidades, como é padrão nos Estados Unidos. Vale lembrar que embora Lion e seus amigos fossem um sucesso de audiência, seus criadores falharam em repetir o sucesso com Silverhawks e Tigersharks e tudo indicava que a fórmula estava em esgotamento. A venda de brinquedos seguiu forte até a terceira temporada, quando a série foi renovada por apenas mais uma já sem bonecos vendidos.
Outro fator que influenciou foi o filme Thundercats Ho! sendo lançado direto na TV e convertido em episódios de vinte minutos da série ao invés de ir para os cinemas. Na época, o fracasso do filme Transformers acabou fazendo os produtores duvidarem do sucesso comercial nas salas de cinema e temerem outro fracasso. Porém, imagine uma história inteira picotada e retirando momentos-chave para caber em cinco episódios de 20 minutos? Com um resultado ruim, a série acabou perdendo o interesse de muitos fãs que não voltaram mais a se interessar. Mesmo assim, permanece eterna no coração de muita gente.