Oito coisas bizarras que não reparamos em ‘Os Jetsons’

Você pode ter visto todos os capítulos, mas não notou essas coisas...

Exibida entre 1962 e 1963, Os Jetsons fez quase tanto sucesso quanto Os Flintstones, especialmente aqui no Brasil. A Rede Globo e o SBT formaram a infância de muitos adultos com exibições recorrentes do desenho, que mostrava um futuro que ainda passa longe de se realizar. Nada que tenha comprometido a diversão, é claro.

++ Cinco coisas que Os Jetsons previram

++ Como o nascimento de Pedrita parou a TV

Apesar disso, existem situações bem bizarras que você pode nunca ter reparado em Os Jetsons que listamos por aqui. Confira só:

United colors of Future

Enquanto Os Flintstones teve suas duas primeiras temporadas em preto-e-branco, Os Jetsons sempre foram a cores. Além disso, foi o primeiro programa colorido transmitido pela ABC TV da época.

Por que os prédios ficavam tão no alto?

Nem Blade Runner e muito menos Altered Carbon, Os Jetsons talvez seja a distopia subtextualmente mais triste da história da TV e cinema. Afinal de contas, com Arranha-Céus quase espaciais, a série deixava claro que havia alguma coisa muito errada no solo pelo ano de 2062, quando se passa a história. Terá sido um terremoto? Apocalipse zumbi? Poderíamos ver o Wall-E andando por ali? Ou será que quem morasse embaixo era selvagem demais para ser considerado civilizado?

Não sabemos. Porém mesmo um sujeito classe média como George Jetson nunca olhava para o chão… Devia haver motivo! Vale lembrar da teoria que Os Flintstones se passa em um futuro distópico pós-Jetsons.

O carro voador teve uma inspiração real

O FX-atmos, da Ford, foi o grande modelo para o carro voador do universo Jetson. O automóvel tinha até uma tela de radar e aerofolios de um aeroplano.

O bitcoin não deu certo

O dinheiro em 2062 não é feito por transações eletrônicas, embora já fosse possível prever transações eletrônicas na ficção científica da época. Desde a abertura, aliás, vemos que as notas funcionas como no século 20. Será que tem moedas também?

Robôs do planeta: uni-vos

Muito antes de Matrix, Os Jetsons já traziam a discussão sobre os direitos dos robôs. Afinal, a andróide Rosie não tinha nenhum direito trabalhista embora mostrasse senciência e capacidade de empatia. Será que as irmãs Wachowski se inspiraram em algo da animação para a trajetória de Neo?

Os robôs tinham gênero sexual!

Repare que todos os personagens robóticos tinham gênero sexual definido. O que isso sucita? Bom, era um desenho para as crianças e a gente não pensava muito nisso…

No que diabos George Jetson trabalha?

Todas as vezes que o patriarca da família Jetson aparece trabalhando ele está sentado em um painel apertando botões, do tamanho de um que chama elevador. E por que será que o Sr. Spacely não o troca por um robô? Vale lembrar que sua rotina de trabalho são de três horas em três dias da semana… Inveja?

Os Jetsons previram os clipes e a MTV?

Sim. Em um episódio A Date With Jet Screamer, a história fala de clipes com música e de um canal só com este tipo de programação.

Conteúdo inspirado neste texto do site Looper com outras informações apuradas

Arquivos

Leia Mais
“Ragnarok” é uma série que vale a pena
Verified by MonsterInsights