No último dia 24 chegou no Globoplay a minissérie Turma da Mônica: Origens. Desde que Daniel Rezende resolveu trazer os personagens dos gibis de Maurício de Sousa para as telas em personas de carne e osso foi só sucesso. Tivemos Laços (2019), Lições (2021) e Turma da Mônica: A série (2022) com um elenco e enredos que captaram a essência dessa turminha tão amada por gerações de brasileiros. (Não posso falar do filme da Turma da Mônica Jovem pois ainda não o vi.) E agora chegou a hora de descobrir como se conheceram, e também vê-los na terceira idade.
Criada e dirigida por Rezende com roteiros de Marina Maria Iório, a produção de oito episódios acerta ao contar com duas linhas temporais. Em uma vemos a turminha em uma versão septuagenária se unindo para ver a passagem de um cometa, o mesmo que viram há 63 anos. Só que a luneta caiu na cabeça da Mônica (Louise Cardoso), e ela não lembra dos amigos.
Enquanto Cebolinha (Daniel Dantas), Magali (Malu Valle), Milena (Dhu Moraes) e Cascão (Paulo Betti) contam como se conheceram esperando que ela recupere a memória, voltamos no tempo para quando tinham 7 anos. Dos dias de férias que passaram no Limoeiro Palace Hotel. Dias de muita brincadeira, competição, diversão e confusão.
Embora o elenco mirim seja outro que não o das adaptações anteriores, é semelhante o bastante para não gerar estranheza nos espectadores. E super fofos também. Giovanna Urbano (Mônica), Felipe Rosa (Cebolinha), Manu Colombo (Magali), Bernardo Faria (Cascão) e Sabrina Souza (Milena) representaram bem os personagens, e casaram bem com os atores veteranos. Na linha do tempo infantil também contamos com Denise (Mel Dutra), será que o fato da personagem não ganhar uma versão adulta significa que ela se acha boa demais para continuar amiga deles?
Ter boa parte dos mesmos atores interpretando os pais e algumas referências as adaptações anteriores mostram que Turma da Mônica: Origens faz parte do mesmo universo. Porém, isso gerou uma falha de continuidade no que diz respeito a entrada de Milena na turma. Isso porque em Lições vemos ela e Magali se conhecendo por causa de Mingau. Nesse caso, como ela poderia ter conhecido a turma toda em um hotel alguns anos antes? Mas a personagem é tão cativante que até perdoamos a falha.
Fato é que Turma da Mônica: Origens é uma daquelas séries delicinhas que funcionam para todas as idades. E para todos a mesma diversão, a surpresa em momentos chaves e a emoção de ver essa amizade tão linda da turminha acompanhando-os por toda a vida. Sem falar do gostinho de “quero mais” quando acaba. Mais que recomendado.
Nota: 9
Confira o trailer: