Cinco segredos de ‘Karate Kid III’ que influenciaram ‘Cobra Kai’

Filme não é querido por fãs, mas acabou influenciando trama de 'Cobra Kai' quase trinta anos depois

Karate Kid III talvez não seja um filme memorável para os fãs da franquia, mas deixou uma marca tão sólida do encerramento da jornada de Daniel-San (Ralph McChio) que influenciou a quarta temporada de Cobra Kai. A série da Netflix retoma boa parte daquela trama com o personagem Terry Silver (Thomas Ian Griffith) voltando a surgir no KarateKidverso. Mas será que sabemos tudo sobre a série?

++ Leia também:  Cinco coisas que o Senhor Miagy não te contou

Listamos aqui algumas curiosidades que mesmo os maiores fãs da saga podem não lembrar.

Mesma geração

Thomas Ian Griffith interpreta um veterano da Guerra do Vietnã neste filme, mas na vida real o ator só tinha 13 anos quando o conflito acabou. Na verdade, ele é quatro meses mais jovem que Ralph McChio, que interpretou um adolescente e com quem contracena no filme.

Aliás, hoje McChio e Griffith, com 60 anos, estão mais velhos do que Pat Morita, o eterno Senhor Miagy, quando ele fez o primeiro filme que deu origem à franquia. Em 1984, o ator tinha 52 anos.

O retorno de Johnny

O personagem Johnny Lawrence (William Zabka) quase retornou neste filme. Porém não houve acerto e por isso que o personagem Mike Barnes, interpretado por Sean Kanan, foi criado.

Como teria sido?

Sean Kanan, que interpreta o grande antagonista de Daniel-San no filme Mike Barnes, teve uma lesão séria durante o filme o que quase levou sua substituição por… Brandon Lee! Porém, a mudança acabou não acontecendo.

Aliás, Kanan era faixa verde em caratê no início das filmagens, o que o torna o ator mais preparado de toda a franquia de filmes. Ele conquistou o papel  em um teste com McChio em que foi agressivo numa cena de luta e impressionou a equipe. Além de ter derrotado outros dois mil concorrentes ao papel.

Trabalho difícil

A atriz Robin Lively não teve boas lembranças do trabalho com McChio. Insatisfeito com o roteiro e direcionamento do personagem, o ator constantemente pedia mudanças, reclamava e se atrasava para as filmagens. Posteriormente, o ator confessou que não gostou de fazer o terceiro filme que via como uma reprise do primeiro.

Inicialmente, a personagem de Robin seria o interesse romântico de Daniel-San. Porém, no fim os dois tiveram apenas um relacionamento platônico a pedido do próprio McChio, que alegou… Os ciúmes da própria esposa como argumento.

Mudou tudo

No filme, Mike Barnes é conhecido como o “Bad Boy do Karatê”, um atleta que disputa campeonatos e vence sempre de forma muito agressiva. Ele é contratado por Silver a disputar o campeonato pelo Cobra Kai e desmoralizar Miagy e Daniel San, mas perde. Porém, a história do primeiro tratamento seria um pouco diferente e guarda várias semelhanças com a jornada da série da Netflix.

Inicialmente, Mike seria uma espécie de fanboy de Daniel LaRusso e completamente obcecado pelo campeão de caratê. Ele viria de uma família que treina todas as crianças em caratê, respeitaria o herói do filme e almejaria vencê-lo no torneio por questões pessoais: para seguir os passos dos irmãos, que também venceram o torneio. Só que Barnes não iria querer apenas vencer o campeonato, mas vencer o campeão anterior. O personagem começaria amável, mas se tornaria realmente mau quando não conseguisse convencer Daniel a disputar mais um torneio. De certa forma, Cobra Kai reaproveitou o plot descartado.

Arquivos

Leia Mais
‘Hollywood’ é uma série e um manifesto
Verified by MonsterInsights