Inventores são parte de qualquer produção de ficção científica. Quando não são os personagens principais, são fundamentais para que haja algum plot ou trama. Aqui no POPOCA paramos um dia para nos divertir e imaginar quais seriam os maiores inventores de séries de TV?
O resultado você confere logo abaixo. Fechamos o número em doze, mas quem sabe não aumentamos a lista?
Westworld
Interpretado por Anthony Hopkins, o cientista Robert Ford da série Westworld, da HBO, é o co-responsável pela criação do Parque Delos e seus andróides ao lado de Arnold. Ele foi fundamental para a criação da Inteligência Artificial e o personagem tem uma visão nada covencional de suas criações e de sua antiga parceria e não abre mão dela sendo capaz de por em risco sua própria sobrevivência como vamos descobrindo ao longo da produção.
Especialmente no apoteótico final da primeira temporada. 😉
Rick
Rick, da série Rick and Morty, talvez esteja longe de ser o modelo ideal de avô. Sempre coloca a família, especialmente o neto Morty, em perigos de vida mas é inegável que suas invenções deixariam qualquer Reed Richards ou supercientista com vontade de voltar aos estudos. Viagem no tempo, no multiverso, genética, informática, armamento…
Parece não haver limites para o gênio de Rick. Assim como sua capacidade de magoar as pessoas ao redor, especialmente o neto que parece tê-lo como uma espécie de ídolo. 🤷♂️
Dr. Miles Hawkins
O cientista Miles Hawkins (Carl Lumbly), da série M.A.NT.I.S. que já falamos por aqui, conseguiu não apenas passar a andar mas ter superpoderes com um exoesqueleto que criou para si mesmo. Ao final da primeira temporada, descobrimos que seu conhecimento faz mundo correr um enorme risco no futuro porque sua tecnologia ameaça a humanidade o que, definitivamente, o coloca em um patamar para ser citado nesta lista.
MacGyver
MacGyver (Richard Dean Anderson) pode não ser o melhor designer de engenhocas mas definitivamente é o que tem o melhor custo-benefício. Deem um isqueiro, uma garrafa térmica e uma bateria de carro e o homem é capaz de criar um míssil. Ou transformar um míssil em uma espaçonave. A MacGiverização acabou virando uma propriedade muito particular da série e de qualquer ficção científica e está presente em todas as amizades que alguém ocupa esse papel de consertar as coisas.
Aliás, apostamos que você tem um amigo MacGyver, especialmente se trabalha com tecnologia da informação.
H.G. Tannhaus
O cientista da série Dark H.G. Tannhaus, interpretado pelos atores alemães Arnd Klawitter e Christian Steyer, era apenas um curioso relojoeiro que de posse de um moderno iPhone conseguiu avançar e criar… Uma máquina do tempo! Seu gênio era tão perigoso que Tannhaus criou um paradoxo temporal que engolia a si mesmo até que a única solução fosse seus descendentes tentarem resolver o problema. Sinistro!
Dr. Benjamin Jeffcoate
O Dr. Benjamin Jeffcoate (Derek McGrath) criou acidentalmente uma máquina que… Confere superpoderes ao adolescente Andrew Clements (Jerry O’Connell), como vemos na série Herói Por Acaso (My Secret Identity). Embora não consiga repetir o processo ter criado uma forma de dar superforça, levitação, invulnerabilidade e supervelocidade a um ser humano é um ótimo motivo para entrar na lista. Imaginem o dia que ele descobrir como acertou da primeira vez?
Quem sente saudades pode seguir Derek McGrath no twitter.
Entrapta
Entrapta é a principal inventora da nova animação She-Ra & As Princesas do Poder (a personagem também existe na animação original). Ela consegue aperfeiçoar todas as tecnologias que vê pela frente e é absolutamente obcecada por entender qualquer uma que não conheça e, normalmente consegue resolver qualquer problema. Sem dúvida, entra na nossa lista.
Walter Bishop
Walter Bishop (John Noble), o cientista nada são de Fringe, é responsável por criar tecnologias que explicam mutações genéticas bizarras e até mesmo uma dimensão paralela, muito parecida com a nossa. E um pouquinho diferente também. Se não é um exemplo de pai e é um gênio imprevisível, definitivamente é alguém que você prefere ter ele ao seu favor.
Cisco
Francisco Baraco (Carlos Valdes), o Cisco, é um dos inventores mais originais que as séries da DC Comics já nos trouxeram. Além de trazer de volta o latino super-herói Vibro da DC Comics ainda lhe deu o background de um cientista, dos Laboratórios S.T.A.R.. Além de criar gadgtes bizarros que recriam seus próprios superpoderes, fórmulas que extinguem o metagene e até mesmo uma máquina que o torna consciente de suas demais versões do Multiverso.
Sem dúvidas, ele merece estar nesta lista.
Zoey Graystone
A confusa origem de Zoey Graystone, do universo da série de Battlestar Galatica em Caprica, já chama a atenção mas o fato dela ter inventado os primeiros passos para a criação da inteligência artificial que se voltaria contra a humanidade séculos depois é imbatível. A personagem que vê coisas como “ciência suja” ao se referir ao trabalho do próprio pai tem um pé entre a genialidade e loucura difíceis de se superar.
Dra. Maureen Robinson
No reboot de Perdidos no Espaço, disponível na Netflix, a mamãe Maureen Robinson (Molly Parker) é na verdade a cientista dra. Robinson, responsável pela gigantesca espaçonave que salvou a humanidade de um planeta sem futuro, junto com outros três cientistas. Embora não seja exatamente o MacGyver, ela também é uma improvisadora nata capaz de pensar em gambiarras que salvem a vida dos Robinson muitas e muitas vezes.
Na série, a Dra. Robinson tem PhD em engenharia e gosta de repetir que tem sua cota de erros como mãe e esposa, mas que nunca errou em seu trabalho. E olha que as condições não são as melhores…
Walter Nebicher
Ele é perito de polícia, mas nas horas vagas cria sem querer… O Automan! Tudo isso trabalhando nas horas vagas. Apesar da dose de sorte, fica claro quem é o sujeito com mais potencial nesta lista. Será que ele não deveria estar na NASA?