‘Bridgerton’ e a ordem das histórias

Mexendo um pouco nas coisas, mas sem bagunça

Desde que Bridgerton estreou na Netflix em dezembro de 2020 tem sido um grande sucesso. Parte da fama se deve por beber da fonte dos livros best-seller de Julia Quinn, publicados entre 2000 e 2013. E claro, por ser uma produção da bambambã da TV norte-americana Shonda Rhimes. Mas também por construir seu próprio universo de fantasia histórica, aliando o romantismo do século XIX com diversidade e representatividade.

++ Leia também: os escândalos bridgertonianos retornaram!

Porém, de todas as liberdades que a série da Netflix já tomou talvez a que mais surpreendeu os fãs foi a mudança na ordem das histórias. Principalmente os de longa data, que conheceram a família Bridgerton através dos livros. Para contextualizar melhor, vamos primeiro verificar a ordem dos livros e em que irmão cada um foca:

Cuidado! Spoilers a partir daqui!

  1. O Duque e Eu (Daphne)

  2. O Visconde que Me Amava (Anthony)

  3. Um Perfeito Cavalheiro (Benedict)

  4. Os Segredos de Colin Bridgerton (Colin)

  5. Para Sir Phillip, com Amor (Eloise)

  6. O Conde Enfeitiçado (Francesca)

  7. Um Beijo Inesquecível (Hyacinth)

  8. A Caminho do Altar (Gregory)

  9. E viveram felizes para sempre (Contos focados em cada membro da família)

Quem já assistiu a primeira parte da 3ª temporada pôde perceber que estamos conferindo o que seria a adaptação do quarto livro. A decisão, no entanto, foi divulgada ainda em 2022, logo da liberação da 2ª temporada e assim que começou a produção da 3ª. A showrunner Jess Brownell, que assumiu o posto até então ocupado pelo criador Chris Van Dusen, defendeu as escolhas feitas para o show. Em entrevista à Variety, ela disse:

Eu realmente sinto que é a hora de Colin e Penelope. Como assistimos esses dois atores em nossas telas desde a primeira temporada, já investimos um pouco neles. Sabemos quem eles são como pessoas. […] Eu sinto que, especialmente na última temporada, há momentos de tensão entre eles onde é como se Colin quase percebesse que Penelope tem sentimentos por ele, mas não chega lá. Em vez de pisar na água nessa dinâmica, queríamos empurrá-la para a temporada deles. Realmente parecia o momento perfeito para começar. […] Bem, já diferimos um pouco dos livros porque somos um show conjunto. Os livros realmente se concentram em um par romântico de cada vez e talvez os irmãos tenham uma pequena participação especial aqui e ali, mas não têm histórias completas.”

E ainda em março de 2022 a produtora-executiva Shonda Rhimes declarou à Entertainment Tonight que a série não seguiria a ordem dos livros: “Há oito irmãos Bridgerton, então estamos planejando seguir as histórias românticas de cada um dos irmãos. Não estamos necessariamente indo em ordem, mas veremos cada um dos irmãos e suas histórias.”

É preciso entender e admitir, como espectadores, que na tela as coisas funcionam diferentes das páginas. Se nos livros focar apenas no romance de cada irmão com os demais fazendo apenas pequenas participações deu certo, é principalmente por serem livros leves. Mas a série precisou ser mais intricada, mostrando e desenvolvendo vários personagens ao mesmo tempo. Isso acrescenta o benefício de ver fatos que não vemos nos livros, e até personagens que não existem neles.

Sobre adiar o protagonismo de Benedict em prol de Colin e Penny, Brownell ressaltou à Entertainment Weekly em dezembro de 2023, após visualizar a temporada completa, que era o certo a fazer: “[Nós] realmente [estamos] conhecendo Pen e Colin. Temos observado a paixão de Pen e visto como Colin está alheio a isso. Essa é uma dinâmica que você só pode jogar por um certo tempo antes que algo mude. Este realmente pareceu o momento certo para se aprofundar no que foi estabelecido com eles. Do lado de Benedict, ele é um personagem tão divertido e favorito dos fãs que estamos muito animados para brincar com ele um pouco mais e deixá-lo se divertir mais antes de se acalmar.”

O próprio Luke Thompson, interprete de Benedict, pareceu não se importar em ser deixado para depois. Nem fazer questão de ser o próximo protagonista. Agora em maio ele disse ao Country and Town House que: “Seria bom dar ao personagem uma exploração completa, seria muito divertido, mas a forma como o show funciona – é um show de grande conjunto. Desde que me sejam dadas coisas interessantes para fazer, eu realmente não me importo.”

Sobre quem será a próxima temporada ainda não existem informações concretas. A produção já começou, mas as gravações não têm data prevista. Em abril, Brownell garantiu à Refinery29 que “estavam se certificando de escrever o melhor roteiro possível antes de iniciar a produção”. E no mesmo mês, insinuou ao TV Insider que “há algumas pistas no final da 3ª temporada de para onde estamos indo”. Nos resta confiar no processo e continuar assistindo.

Arquivos

Leia Mais
Próximo ‘What If…?’ vai abordar…Thor!