Bebê Rena (Baby Reindeer) é um sucesso extraordinário da Netflix com uma história que mistura stalking, abuso sexual e a busca pelo sucesso por Donny, interpretado pelo ator e criador Richard Gadd, que conta a própria história. Embora ele próprio descreva a minissérie como um processo de autoficção, muita gente questiona se o selo “esta é uma história real” pode ser levado a sério.
++ Leia também: Entenda o final de Stranger Things
O próprio Gadd revelou ao The Hollywood Reporter que fez o possível para ser fiel aos acontecimentos. “Eu nunca quis mentir. Eu sempre estava fazendo checagens, para ver se o que eu estava criando era fiel a mim e para a experiência como um todo. Se não era, eu tinha que dar um passo atrás. Era um constante processo de encontrar aquilo que funciona em um seriado e não contar uma história minha, e isso foi desde o roteiro e filmagens até a montagem. Eu acho que, no fim, encontramos um caminho, mas foi um processo difícil”.
Curiosamente, esta confusão entre realidade e ficção tem sido um problema para o ator e roteirista. Fãs de Bebê Rena chegaram a acusar equivocadamente um ex-chefe do artista de ser o “Darrien da vida real” e o próprio Gadd teve que solicitar que as pessoas parem de tentar adivinhar quem seriam as pessoas que inspiraram os personagens. Além disso, Fiona Harvey, a “Martha da vida real” já andou dando entrevistas a programas britânicos em que garante que ela seria a verdadeira vítima do caso.
Bebê Rena é baseada em uma peça de sucesso do autor, que reescreveu o texto para a minissérie. Na história, um aspirante a comediante vive uma vida cheia de problemas e desafios típicos de um artista iniciante e trabalha em um típico pub inglês. Um dia, ele conhece Martha (Jessica Gunning), uma cliente que se apaixona por ele mas o sentimento não é exatamente correspondido e a perseguição amorosa dispara gatilhos que explicam sua situação na vida.
Confira o trailer de Bebê Rena: