The Particular Sadness of Lemon Cake

Para abrir o mês de abril do Desafio Literário Popoca, que tem o tema um livro onde a comida tenha um papel importante na história, acabei escolhendo o livro da americana Aimee Bender. Apesar de nada da autora ainda ter sido traduzido para o português, esse livro foi indicado para o Goodreads Awards (que é um prêmio de público apenas) quando foi publicado em 2010.

spoiler free

O livro conta a história de Rose, uma menina que no seu aniversário de 9 anos descobre que pode sentir o sentimento das pessoas que fizeram a comida que ela consome. Sua iniciação nesse mundo de sentimentos culinários complexos, até porque ela pode perceber o humor até de quem colheu os ingredientes, acontece com o seu bolo de aniversário, uma torta de limão que sua mãe fez especialmente para ela.

A questão é que essa torta, feita por sua mãe sempre tão alegre e risonha, tem gosto de tristeza. E além disso, Rose ainda não consegue entender toda a gama de sentimentos que ela é capaz de sentir na comida, além de ter dificuldade para diferenciar o que é sentimento dela mesma e dos outros.

The particular sadness of lemon cake é um livro denso, de um realismo fantástico que parece que vai ser lindo e gostoso, mas, como fica bem claro ao longo da história, na verdade é bem longe disso. A história de Rose vai de triste e deprê ao trágico, num livro muito bonito, mas nada leve de ler.

Por conta disso é um livro que depende muito da disposição do leitor para coisas muitos tristes para ser apreciado em sua inteireza. Infelizmente eu não estava nesse ponto e confesso que não curti tanto quanto sei que poderia ter curtido. E apesar da idade da personagem principal, não é um livro para crianças!

Nota 8.

Please follow and like us: