O oitavo episódio da série What if…? resgata um dos maiores vilões do Universo Marvel nas histórias em quadrinhos. Após ser usado apenas em um filme, Ultron retorna em um arco que faz jus ao andróide mais perigoso que os Vingadores já enfrentaram em um enredo em que ele toma o lugar de Thanos e vai muito mais longe no plano de dominação (multi)universal. Atenção para spoilers nesta resenha!
++ Leia também: Entenda quem é o Infinity Ultron
Conseguindo tomar posse do corpo sintozóide do Visão e da jóia da mente, Ultron passa a ter muito mais poderes e capacidades. Quando Thanos chega à Terra para proclamar a última jóia do poder, é surpreendido e morto. A partir daí, temos um vilão sem sentimentos, com determinação e inteligência no máximo da tecnologia e de posse das pedras mais poderosas do universo. Como detê-lo? E mais do que isto: é possível detê-lo?
Talvez o episódio com mais camadas para o Vigia (Jeffrey Wright), este capítulo de What If…? falha em um roteiro que dá diálogos atípicos para mostrar o desespero de Uatu. “Que diabos está acontecendo” e “Não acredito que direi isto” não parecem bem falas de um ser cósmico, mas de um super-herói. A ideia de tornar mais claro para o espectador acabou subvertendo demais o personagem.
Apesar disto, O Que Aconteceria Se Ultron Vencesse é o ponto alto da série resgatando até mesmo outras linhas do tempo e nos fazendo encarar o multiverso Marvel de frente. Não é a toa. Se What If…? parece ter chegado para ficar, com a segunda temporada confirmada, podemos esperar o mesmo do multiverso nas próximas produções Marvel. Mal podemos esperar.
Nota: 8
Confira o promo do episódio e fique atento ao POPOCA para saber de mais novidades sobre as produções Marvel e Disney+: