Na categoria de Melhor Animação no Oscar 2025, existe um indicado que fala alto ao coração da Geração Y: Wallace & Gromit: Avengança (Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl), que trouxe de volta a querida dupla que não ganhava uma produção desde 2008. Produzido pela Aardman Animations em parceria com a BBC e Netflix, o longa marca o retorno não só do inventor Wallace (Ben Whitehead) e seu fiel cão Gromit, mas também do icônico vilão Feathers McGraw. O ardiloso pinguim apareceu pela primeira vez no curta Calças Erradas de 1993, que levou o Oscar de Melhor Curta de Animação no ano seguinte.
Seria um bom presságio?
++ Leia também: A resposta mexicana aos estereótipos do filme Emilia Pérez
A trama simples e divertida também se mostra bastante atual ao incluir Inteligência Artificial. Isso porque Wallace cria um gnomo de jardim robô para realizar as tarefas do quintal, ao qual batiza de Norbot. Este, por sua vez, é hackeado por Feathers para executar seu plano de vingança.

Com ótimas piadas visuais aliadas à agradável estética do stop-motion em massinha, Wallace & Gromit: Avengança é ótimo para todos, velhos e novos fãs. A franquia fez mais do que simplesmente trazer queridos personagens de volta, apostando na indústria da nostalgia. Trouxe-os numa história coerente e mostrou que dá para aliar muito bem tradição com inovação.
Outra situação positiva foi a inserção de personagens não-brancos, como a prestativa Policial Mukherjee (Lauren Patel), provando que estar atento para refletir a sociedade como um todo não é questão de política ou lacração, como dizem por aí, mas de humanidade.
Wallace & Gromit: Avengança foi criado e escrito por Nick Park e Mark Burton, e Park também dirigiu ao lado de Merlin Crossingham. O longa está disponível na Netflix desde 3 de janeiro.
Nota: 9
Confira o trailer: